Uma interrupção de energia elétrica que afetou diversos estados brasileiros por volta das 8h30 da manhã desta terça-feira (15/08/2023) foi confirmada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A queda de energia ocorreu devido à abertura da interligação da rede de operação do sistema nacional entre as regiões Norte e Sudeste. Cerca de 16 mil megawatts (MW) de carga foram interrompidos nos estados do Norte e Nordeste, com impactos também sendo sentidos nos estados do Sudeste.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ordenou a criação de uma sala de situação para monitorar o processo de recomposição do sistema e investigar o incidente. Ele retornou ao Brasil vindo do Paraguai, onde estava discutindo assuntos relacionados à produção de energia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Diversos estados sentiram os efeitos da queda de energia. No Piauí, a interrupção afetou o abastecimento de água e causou indisponibilidade nos canais de atendimento da empresa Águas de Teresina. Em Pernambuco, o Corpo de Bombeiros foi chamado para resgatar uma mulher presa em um elevador. São Paulo também enfrentou problemas, com a interrupção afetando o funcionamento do metrô.
O ONS informou que até as 10:45, 30% da carga da Região Norte e 75% da Região Nordeste haviam sido restabelecidos. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste já haviam tido suas cargas integralmente recompostas.
O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, assegurou que a situação deverá ser normalizada em poucas horas, elogiando a rapidez da ação do Ministério de Minas e Energia para restaurar a energia. Ele afirmou que as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste já estavam com o fornecimento normalizado, embora houvesse dificuldades operacionais em Imperatriz, no Maranhão, que estavam sendo abordadas.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




