Em busca de melhorias para o desenvolvimento de Feira de Santana, uma comitiva formada pelo deputado José Cerqueira Neto (Zé Neto, PT), vereadores, liderados por Eremita MOta, presidente do legislativo municipal, e empresários da cidade esteve em Brasília na terça-feira (19/09/2023) para tratar de duas demandas fundamentais: a criação de um novo campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a implementação de uma nova via perimetral, que ligaria a BR-324 à BR-116, passando pelo distrito da Matinha. As demandas foram apresentadas ao ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que se mostrou receptivo e prometeu dar prioridade às solicitações.
A vereadora Eremita Mota destacou a importância dessas iniciativas para o futuro da cidade.
“A proposta de um novo campus da UFRB visa atender a crescente demanda por ensino superior na região. A educação é um pilar essencial para o desenvolvimento, e a expansão da UFRB pode impulsionar não apenas o acesso à educação de qualidade, mas também a pesquisa e inovação na área”, afirmou Eremita, que contou com o apoio do deputado federal Zé Neto, organizador da viagem.
A segunda demanda, a melhoria da logística com a construção de uma nova via perimetral entre a BR-324 e BR-116, passando pelo distrito de Matinha, representa um passo significativo para otimizar o transporte de mercadorias e o acesso à cidade.
“Essa obra pode acelerar o desenvolvimento econômico local, facilitando o escoamento de produtos e a mobilidade”, explicou Eremita.
O ministro Alexandre Padilha disse que as solicitações terão prioridade absoluta no governo e que serão incluídas no Novo PAC, que está previsto para ser aberto em outubro. Ele afirmou que o projeto da via perimetral será analisado como uma obra de mobilidade urbana e que o novo campus da UFRB será contemplado com investimentos para equipar as universidades criadas no governo Lula. “A UFRB é um desses exemplos”, disse Padilha.
O novo campus da UFRB seria construído em um terreno doado pelo empresário Sidel, próximo à Estrada do Feijão. O projeto é avaliado em R$ 170 milhões e prevê a oferta de cursos nas áreas de saúde e ciências exatas e tecnológicas1. A via perimetral seria uma alternativa duplicada ao Anel de Contorno, saindo do posto São Gonçalo na altura da BR- 324 antes da BR-101, por dentro dos distritos, cortando até o contorno de Santa Bárbara e Tanquinho2. O projeto já tem os parâmetros geográficos estruturados e faz parte dos pedidos feitos à Via Bahia, concessionária responsável pela administração das rodovias federais no estado.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




