Indústria do hidrogênio verde precisa de incentivos para crescer, destaca Absolar

O hidrogênio verde emerge como um componente vital para a descarbonização de setores industriais, como transporte, produção de aço, alumínio, cimento e indústria química no Brasil. Camila Ramos, vice-presidente de Investimento e Hidrogênio Verde da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), ressalta que essa fonte energética tem o potencial de redefinir o cenário industrial do país, bem como impulsionar os setores de energia e exportação.

A importância do hidrogênio verde reside na sua capacidade de descarbonizar setores notoriamente difíceis de tornar sustentáveis, como a siderurgia e a aviação. Ramos observa que a siderurgia sozinha representa 12% das emissões de gases do efeito estufa no Brasil. Além disso, o setor da aviação é responsável por 2% das emissões globais. O hidrogênio verde pode desempenhar um papel fundamental na redução significativa dessas emissões.

O Brasil, devido ao seu tamanho e recursos naturais, está bem posicionado para capitalizar fontes de energia renovável e produzir hidrogênio verde competitivo. Ramos enfatiza que o país pode não apenas usar o hidrogênio para descarbonizar sua própria indústria, mas também exportar esse recurso e produtos de maior valor agregado, como aço verde, para outras nações.

No entanto, a vice-presidente da Absolar destaca que o setor do hidrogênio verde precisa de incentivos e um marco regulatório claro, semelhante aos programas de incentivo bem-sucedidos para energias alternativas, como biomassa, energia eólica e energia solar implementados nas últimas décadas.

O Congresso Nacional está ativamente buscando estabelecer parâmetros para promover o uso sustentável do hidrogênio verde no Brasil. Projetos de lei, como o PL 1878/2022, em análise no Senado Federal, buscam criar políticas de regulamentação para a produção de hidrogênio verde. Fernando Dueire, senador e membro da Comissão Especial para Debate de Políticas Públicas sobre Hidrogênio Verde, destaca a importância da segurança jurídica para o investimento nesse setor. A regulamentação visa promover o desenvolvimento de hidrogênio de baixo carbono e incentivos financeiros, como a emissão de debêntures incentivadas.

Na Câmara dos Deputados, o relatório preliminar para a criação do Marco Legal do Hidrogênio de Baixo Carbono já foi apresentado e está sendo discutido com urgência. A indústria do hidrogênio verde está no limiar de uma nova era, com expectativas de inovação industrial e redução significativa das emissões de gases de efeito estufa.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading