A Polícia Federal (PF) iniciou uma investigação para apurar se a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) produziu dossiês ilegais sobre adversários políticos durante o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro. De acordo com informações do portal UOL, a investigação está vinculada a um inquérito que avalia a suspeita de atividades de espionagem realizadas por servidores da Abin durante o governo Bolsonaro, incluindo o uso indevido do software de espionagem First Mile.
A PF está examinando se o software First Mile foi empregado em conjunto com outras ferramentas de inteligência da Abin para criar dossiês relacionados a opositores políticos do ex-presidente. Segundo o UOL, dois agentes da Abin revelaram ter conhecimento da produção de tais dossiês, especificamente envolvendo membros do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
Os servidores da Abin afirmam que os dossiês não foram devidamente identificados com o timbre da agência, já que teriam sido produzidos sem justificativa e com desvio de finalidade, em contraposição aos documentos requisitados legalmente pela Casa Civil.
A investigação em andamento lança luz sobre alegações de uso indevido de recursos de inteligência por parte da Abin e seu possível envolvimento em atividades ilegais relacionadas à política. O desdobramento desse caso é aguardado com interesse, dada a relevância das alegações em questão.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




