Na manhã desta terça-feira (12/12/2023), uma operação conjunta realizada em Santo Antônio de Jesus resultou na prisão de Gilson Prazeres Bastos Nunes, filho do ex-vereador e dono da antiga fábrica de fogos que explodiu há 25 anos na região. A fiscalização, composta por representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-BA), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) e Conselho Regional dos Químicos (CRQ), encontrou diversas irregularidades na empresa Artesanato de Fogos Boa Vista, administrada por Gilson, incluindo transporte e armazenamento inadequados de material explosivo sem autorização do Exército.
A ação preventiva ocorre desde ontem (11/12), aniversário do maior acidente de trabalho da história da Bahia, que resultou na explosão da antiga fábrica e na morte de 64 pessoas. Na propriedade rural, no distrito de Boa Vista, foram localizadas quase 300 caixas de fogos de artifício de diversas origens, além de produtos artesanais com pólvora. O material apreendido foi encaminhado ao 35º Batalhão de Infantaria do Exército e passará por perícia antes da destruição.
Gilson Prazeres Bastos Nunes, que também foi vereador por três mandatos, será enquadrado no art. 253 do Código Penal, com pena de detenção de seis meses a dois anos, além de multa. As informações colhidas durante a operação serão utilizadas em inquéritos cível e criminal, conduzidos pelo MPT e Ministério Público Federal (MPF), respectivamente. O episódio evidencia que, mesmo após o trágico acidente de 1998, a produção ilegal de fogos persiste na região, agora administrada por outra geração da mesma família.
Após prestar depoimento e ser lavrado o flagrante na delegacia, Gilson foi liberado e responderá em liberdade pelos crimes identificados durante a operação.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




