O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.786, que institui o protocolo “Não é Não”, uma medida efetiva de combate ao constrangimento e à violência direcionados a mulheres em ambientes como bares, casas noturnas, boates e shows. A legislação estabelece uma série de direitos e deveres tanto para as mulheres quanto para os estabelecimentos.
Entre os direitos das mulheres, destaca-se o imediato afastamento e proteção da vítima do agressor, além da escolha de uma pessoa para acompanhá-la tanto dentro quanto fora do estabelecimento. A mulher também tem a prerrogativa de definir se sofreu constrangimento ou violência.
Já os deveres dos estabelecimentos incluem a presença de pelo menos um funcionário qualificado para lidar com o protocolo “Não é Não”, informações visíveis sobre como acionar o protocolo e contatos de emergência, como os telefones da Polícia Militar e da Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180). Em situações de violência, o estabelecimento deve tomar medidas para preservar a dignidade e integridade da vítima.
A nova legislação prevê ainda campanhas educativas sobre o protocolo e a concessão de um selo às empresas que cumprirem as medidas, identificando-as como locais seguros para mulheres. Uma lista pública de “Locais Seguros Para Mulheres” será mantida e divulgada pelo poder público.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




