O nível das águas do Guaíba em Porto Alegre está em tendência de baixa após semanas de enchentes. Atualmente, o nível está abaixo de 5 metros, uma marca inferior às registradas anteriormente, mas ainda acima da cota de inundação, que é de 3 metros.
Com o recuo das águas, os moradores da capital gaúcha enfrentam um cenário de acúmulo de lixo, entulho e mau cheiro nas ruas. Além disso, há uma crescente preocupação com a transmissão de doenças por ratos e insetos, que se proliferam nessas condições.
A prefeitura de Porto Alegre está realizando a coleta de lixo nas vias e bairros onde o tráfego é possível e as áreas não estão mais inundadas. Nos bairros Cidade Baixa e Menino Deus, foram retiradas 119 toneladas de lodo, móveis danificados e entulhos ao longo de dois dias de trabalho intenso.
A administração local informou que o depósito para lixo domiciliar atingiu sua capacidade máxima, acumulando 6 mil toneladas de resíduos. Como medida alternativa, o lixo está sendo transportado para um aterro sanitário alternativo, situado a 140 quilômetros de Porto Alegre.
Essas ações visam minimizar os impactos sanitários e ambientais causados pelas enchentes, garantindo a segurança e a saúde pública dos moradores da cidade. A prefeitura continua monitorando a situação e implementando medidas emergenciais para enfrentar os desafios decorrentes da catástrofe natural.
*Com informações da Agência Brasil.








Deixe um comentário