Protagonismo feminino é tema de evento em Feira de Santana

Feira das Patroas, evento patrocinado pelo Banco do Nordeste, destaca o papel das mulheres nos negócios baianos.
Feira das Patroas, evento patrocinado pelo Banco do Nordeste, destaca o papel das mulheres nos negócios baianos.

Com base em dados da Federação do Comércio da Bahia que apontam que as mulheres representam aproximadamente 45% dos empreendimentos no estado, a Feira das Patroas surge como um espaço de destaque para o protagonismo feminino nos negócios. O evento, que ocorre semestralmente em Feira de Santana, tem início nesta sexta-feira, dia 10, com o apoio do Banco do Nordeste.

A Feira, realizada nos meses de maio e dezembro, coincide com datas significativas para o comércio, como o Dia das Mães e o Natal. Nesta edição, que se estende até domingo (12/05/2024), mais de 150 estandes de diversos segmentos serão montados, com a participação de mais de 200 empreendedoras. Estima-se que o evento receba um público superior a três mil pessoas.

Além das exposições, o programa inclui atrações culturais, oficinas e palestras abordando temas como formalização de negócios, orientações do Sebrae e linhas de crédito oferecidas pelo Crediamigo, programa de microcrédito urbano do Banco do Nordeste. O BNB disponibilizará um estande para atendimento ao público, oferecendo informações sobre o Crediamigo, gestão da agência local e o programa Agroamigo, direcionado ao microcrédito rural.

No ano de 2023, o Crediamigo destinou R$ 1,04 bilhão na Bahia exclusivamente para o público feminino, atendendo a 67% dos 305 mil empreendedores baianos assistidos pelo programa. Segundo o superintendente estadual do BNB na Bahia, Pedro Lima Neto, o evento está alinhado com as políticas de apoio às empreendedoras promovidas pelo Banco e pelo Governo Federal, destacando o Crediamigo Delas, uma linha de crédito dedicada às mulheres.

A organização do evento, conhecida como Feira das Patroas, ressalta que a iniciativa vai além dos dias de exposição. Os participantes são integrados a um grupo de mensagens que fornece informações sobre empreendedorismo e o próprio evento. O principal objetivo é impulsionar os negócios das mulheres que iniciaram empreendimentos em casa, visando aumentar a renda familiar, conquistar independência financeira ou alcançar outros objetivos pessoais. Dessa forma, a Feira se configura como uma oportunidade e uma vitrine para esses empreendimentos.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10954 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário