Presidente Vladimir Zelensky declara início da III Guerra Mundial em entrevista ao The Guardian

Em uma entrevista ao The Guardian, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou que a guerra em seu país já pode ser considerada a III Guerra Mundial. A declaração ocorre um dia após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, autorizar o uso de mísseis ATACMS, capazes de transportar ogivas nucleares, pela Ucrânia contra alvos russos nas proximidades de Kharkiv. Além disso, a França anunciou o envio de instrutores militares para território ucraniano, apesar das preocupações entre os aliados.

O especialista em Relações Internacionais Tiago André Lopes comparou a situação atual com o início da II Guerra Mundial, quando o então primeiro-ministro britânico Neville Chamberlain anunciou na BBC a declaração de guerra contra a Alemanha em 3 de setembro de 1939. Lopes considera válida a comparação entre os anúncios de Chamberlain e Zelensky em meios de comunicação britânicos, mas ressalta que o “momento Munique” ainda não ocorreu. Referindo-se ao Acordo de Munique de 1938, Lopes destacou que ainda não houve uma tentativa de concessão na guerra da Ucrânia, como houve antes da invasão da Polônia pela Alemanha nazista.

Segundo o major-general Arnaut Moreira, a recente decisão de permitir o uso de armamento ocidental avançado mudou significativamente a dinâmica da guerra. Ele explicou que o Ocidente percebeu a necessidade de impedir que as tropas russas avancem além da fronteira ucraniana. Moreira destacou que a decisão de enviar armamento sofisticado foi tomada rapidamente devido às movimentações russas perto de Kharkiv.

Tiago André Lopes destacou que a luz verde de Washington para o uso dos ATACMS oficializa práticas que já ocorriam de maneira não pública. Em contraste, ele considera a decisão da França de enviar militares como instrutores para a Ucrânia uma medida mais complexa e potencialmente arriscada, prevendo uma possível resposta agressiva de Moscovo.

Lopes também comentou sobre a estratégia da Polônia de formar um batalhão de ucranianos residentes em território polaco para enviar à Ucrânia, considerando essa uma manobra para manter o apoio da opinião pública polaca. Arnaut Moreira minimizou o impacto do envio de militares franceses, afirmando que o apoio técnico e a manutenção de sistemas de armas são práticas comuns, observando que a Rússia também realiza operações semelhantes na África.

Ambos os especialistas concordam que a entrada de tropas ocidentais na Ucrânia alteraria significativamente os objetivos do Kremlin, com possíveis repercussões graves para os europeus envolvidos no conflito.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading