Presidente Lula faz balanço de um ano e meio de gestão e diz que Brasil retoma crescimento com superação da fome e pobreza; Pronunciamento à Nação é marado por otimismo no futuro do país

Na noite de domingo (28/07/2024), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou um pronunciamento à nação para fazer um balanço dos primeiros 18 meses de sua administração. Em sua fala, Lula abordou conquistas econômicas, avanços sociais e a reinserção do Brasil no cenário internacional, destacando a trajetória do governo desde o início do mandato.

O presidente mencionou o crescimento econômico superior ao esperado, com o PIB expandindo quase 3% no ano anterior, em contraste com a previsão inicial de 0,8%. Lula também ressaltou o controle da inflação e o aumento do salário-mínimo acima da inflação. Ele citou a criação de mais de 2,7 milhões de empregos com carteira assinada e a redução da taxa de desemprego para o menor nível em uma década. Além disso, Lula destacou a isenção do imposto de renda para quem recebe até dois salários mínimos.

No âmbito social, o presidente relatou a erradicação da fome para 24 milhões de pessoas, o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o retorno e expansão da Farmácia Popular com novos medicamentos gratuitos, o aumento do programa Mais Médicos, e a ampliação das vagas em creches e universidades, bem como a abertura de 100 novos Institutos Federais. Lula também mencionou a redução do desmatamento na Amazônia em 52%, evidenciando a priorização da proteção ambiental.

No cenário internacional, o presidente afirmou que o Brasil recuperou seu protagonismo, abrindo 163 novos mercados para seus produtos. Ele destacou a realização da reunião de cúpula do G-20 em novembro e a futura sede da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30) em Belém no próximo ano. Lula enfatizou a importância da diplomacia ativa e a confiança renovada no Brasil no cenário global.

Confira vídeo


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo