Nesta quarta-feira (14/08/2024) o Ministério Público do Estado da Bahia, em conjunto com diversas forças policiais, deflagrou a “Operação Derrocada,” resultando na prisão de oito indivíduos envolvidos em um esquema de comercialização ilegal de licenças ambientais em Porto Seguro. As prisões foram efetuadas após investigações conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco Sul), que contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), e Gaeco do Espírito Santo.
A operação também cumpriu mandados de busca e apreensão em residências e estabelecimentos comerciais vinculados a 12 pessoas, todas suspeitas de participação no esquema.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso, composto em parte por servidores públicos municipais, vinha atuando há anos dentro da Prefeitura de Porto Seguro. Esses servidores se utilizavam de suas funções para solicitar ou receber, direta ou indiretamente, vantagens indevidas em troca da concessão de licenças ambientais para empreendimentos imobiliários na região.
O esquema incluía também casos de extorsão e de pagamento de propinas por parte de empresários interessados em obter as licenças de maneira facilitada.
Além da corrupção, o Gaeco Sul apurou que os servidores envolvidos realizavam a lavagem de dinheiro por meio da dissimulação e ocultação dos valores recebidos. Estes valores eram posteriormente declarados com montantes inferiores ao real, principalmente na venda de terrenos obtidos como pagamento pelas práticas ilícitas. Esse procedimento resultava em prejuízos significativos aos cofres públicos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




