A Polícia Civil da Bahia, em colaboração com as forças de segurança do Ceará, do Espírito Santo e de Goiás, deflagrou, nesta quinta-feira (05/09/2024), uma operação contra uma suposta organização criminosa suspeita de utilizar rifas ilegais para encobrir a origem ilícita de recursos provenientes do narcotráfico. A operação resultou na prisão de 21 pessoas até as 10h de hoje, com 14 detenções em Salvador, cinco em Goiás e uma no Ceará.
Entre os presos temporariamente, estão os influenciadores digitais baianos José Roberto, conhecido nas redes sociais como Nanan Premiações, e Ramhon Dias. Juntos, eles somam cerca de 1,5 milhão de seguidores nas redes sociais, onde promovem rifas e sorteios de prêmios de valor, incluindo veículos de luxo. A Polícia Civil da Bahia informou que um dos alvos da operação resistiu à prisão, foi baleado e morreu em decorrência dos ferimentos.
A operação realizada na Bahia ocorre um dia após a Polícia Civil de Pernambuco ter deflagrado a Operação Integration, que prendeu a advogada e influenciadora digital Deolane Bezerra, sua mãe Solange Bezerra, e outras pessoas acusadas de participar de um esquema de lavagem de dinheiro semelhante. Em Pernambuco, além de rifas ilegais, o esquema incluía o uso de plataformas de apostas online para lavar dinheiro proveniente de jogos ilegais.
O delegado-geral da Polícia Civil de Pernambuco, Renato Rocha, comentou que a organização criminosa atuava no campo dos jogos ilegais e utilizava as bets e outras empresas para lavar o dinheiro obtido com essas atividades. Embora o delegado tenha fornecido detalhes sobre a operação, ele não especificou as suspeitas que pesam contra cada empresa ou pessoa investigada.
Deolane Bezerra, em suas redes sociais, afirmou que foi vítima de injustiça, alegando preconceito e perseguição contra ela e sua família. Ela e sua mãe foram submetidas a audiência de custódia e permanecerão detidas, conforme decisão da Justiça de Pernambuco.
A Operação Integration contou com a colaboração das polícias civis de São Paulo, Paraíba, Paraná e Goiás, além da Interpol e do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Segundo o ministério, as investigações, iniciadas em abril de 2023, indicam que os suspeitos movimentaram cerca de R$ 3 bilhões provenientes de jogos ilegais. A lavagem de dinheiro envolvia depósitos fracionados em espécie, transações bancárias entre os investigados, compra de veículos de luxo, aeronaves, embarcações, joias, relógios de luxo e aquisição de centenas de imóveis.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




