Primeira Turma do STF deve julgar acusação de tentativa de golpe de Estado supostamente liderada por militares bolsonaristas

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou nesta quarta-feira (27/11/2024) que a eventual denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e 36 outros acusados pela tentativa de golpe será julgada pela Primeira Turma da Corte. Segundo Barroso, o regimento interno do STF determina que ações penais sejam julgadas pelas turmas, cabendo ao relator do caso e aos demais integrantes decidirem sobre eventuais exceções.

A Primeira Turma, responsável pelo julgamento, é formada pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux. Caso a maioria dos cinco ministros aceite a denúncia, os acusados passarão à condição de réus e responderão a uma ação penal no STF. Em casos levados ao plenário, o quórum necessário para aceitação da denúncia seria de seis votos entre os 11 ministros da Corte.

Barroso destacou que o julgamento na Primeira Turma é o procedimento natural, mas a decisão sobre levar o caso ao plenário poderá ser feita pelo relator, Alexandre de Moraes, e pelo colegiado da turma. O presidente do STF, por não integrar nenhuma das turmas, não interfere diretamente na definição.

A investigação sobre a tentativa de golpe teve um novo avanço na terça-feira (26), quando o ministro Alexandre de Moraes retirou o sigilo do inquérito policial que indiciou Bolsonaro e os demais acusados. O relatório foi enviado à Procuradoria-Geral da República, e o procurador-geral Paulo Gonet decidirá se apresenta a denúncia ao Supremo.

Devido ao calendário do tribunal, qualquer denúncia só deverá ser apreciada em 2025, após o término do recesso de fim de ano, que ocorre de 20 de dezembro a 1º de fevereiro. A expectativa é de que o caso tenha desdobramentos significativos no início do próximo ano, quando o Supremo retomará suas atividades regulares.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading