O presidente do Partido Liberal (PL) na Bahia e ex-ministro da Cidadania, João Roma, reafirmou nesta segunda-feira (02/12/2024) o papel central de Jair Bolsonaro nas estratégias políticas do partido para as eleições presidenciais de 2026. Em entrevista à Rádio BandNews FM, Roma enfatizou que o ex-presidente é “o plano A, B e C” da legenda, mesmo diante dos desafios legais e políticos que Bolsonaro enfrenta, incluindo sua atual inelegibilidade.
João Roma comentou os resultados de uma pesquisa recente do Instituto Paraná, que coloca Bolsonaro à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo após a divulgação de inquéritos da Polícia Federal envolvendo o ex-presidente em supostas tentativas de golpe. “Esse episódio mostra à população que Bolsonaro é alvo de perseguição política”, avaliou Roma, criticando o número de inquéritos conduzidos pelo ministro Alexandre de Moraes.
Apesar das questões jurídicas, Roma acredita que Bolsonaro reunirá condições para disputar a Presidência. Ele comparou a situação do ex-mandatário com a de outros líderes políticos.
“É difícil explicar por que Bolsonaro não pode disputar uma eleição, enquanto Dilma, mesmo após o impeachment, e Lula, após condenação, puderam”, argumentou.
Ele também destacou o apoio de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, como peça-chave no fortalecimento da candidatura de Bolsonaro.
Roma negou veementemente a existência de qualquer plano golpista liderado por Bolsonaro. “Tenho total confiança de que o presidente não participou de qualquer manifestação nesse sentido. Ele sempre repreendeu comentários aleatórios sobre golpes que surgiam nas ruas”, afirmou.
No âmbito estadual, João Roma anunciou sua pré-candidatura ao governo da Bahia em 2026. O dirigente planeja uma série de eventos e visitas pelo estado em 2025, visando fortalecer a oposição ao PT.
“A Bahia precisa de um novo horizonte. Quero ser um construtor de unidade para consolidar uma alternativa real ao modelo atual de gestão”, disse.
Segundo Roma, há um clima favorável à mudança no estado, com crescentes insatisfações em relação à política fiscal e à gestão dos programas sociais. Ele ressaltou que a atuação do PL será estratégica para articular forças políticas nos principais municípios baianos, como Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Ilhéus.
“A derrocada da economia e o aumento de impostos criam um grupo massivo de pessoas que clamam por mudança”, finalizou João Roma, reafirmando o compromisso do PL com a renovação política na Bahia e no Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




