Na manhã deste domingo (23/02/2025), o governador Jerônimo Rodrigues realizou vistoria técnica na Estação Calçada, em Salvador, no âmbito do projeto do VLT de Salvador, executado pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) por intermédio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur).
O modal apresenta extensão de 36,4 quilômetros, 34 paradas e orçamento superior a R$ 5 bilhões, com capacidade para transportar aproximadamente 100 mil passageiros por dia. Os primeiros testes estão previstos para o início de 2026.
Durante a visita, o governador verificou os avanços das obras, com início dos assentamentos dos trilhos em área destinada ao estacionamento e instalação de dutos para energia e telecomunicações. O diretor de Obras da CTB, Eracy Lafuente, informou que os assentamentos foram concluídos em menos de oito meses, evidenciando o cumprimento do cronograma estabelecido.
O projeto abrange três trechos:
- Trecho 1 – da Ilha de São João à Calçada, com etapas de elaboração de projetos, obtenção de licenças, terraplenagem, drenagem e recomposição de contenção;
- Trecho 2 – entre Paripe e Águas Claras, com foco na fundação para o viaduto e execução de serviços correlatos;
- Trecho 3 – de Águas Claras a Piatã, atualmente na fase inicial.
Em São Paulo, na quarta-feira (19/02/2025), o governador acompanhou a revisão técnica dos trens do VLT adquiridos do Governo do Mato Grosso. A avaliação dos componentes – incluindo carroceria, motores, sistemas elétricos e mecânicos – segue os procedimentos técnicos, com substituição de peças conforme necessário. O primeiro trem deverá chegar a Salvador para a realização de testes dinâmicos no início de 2026.
No que se refere ao progresso material, foram desembarcadas 63 carretas contendo 3.036 barras de trilhos, totalizando 44.874 metros, além da chegada de equipamentos elétricos, como cubículos de média tensão, bobinas de cabos e postes. Tais ações contribuem para o cumprimento dos prazos e metas do projeto.
O VLT de Salvador possui meta de entrega gradual dos serviços, com funcionalidade do pátio prevista para dezembro deste ano, permitindo a recepção do primeiro trem pela empresa responsável pela revisão técnica, a CAF (Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles). A implantação do modal configura estratégia para a mobilidade urbana e o desenvolvimento econômico da capital e da região metropolitana.


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