Feira de Santana: Vereador apresentará projeto para rateio de valores de guincho na apreensão de veículos em Blitz

O vereador José Carneiro (UB) anunciou, durante pronunciamento na Câmara Municipal de Feira de Santana, que apresentará um projeto de lei visando garantir o rateio dos custos de guincho em casos de apreensão de veículos durante blitz no município. O anúncio ocorreu após o êxito de uma ação popular impetrada pelo advogado Rafael Rocha, que resultou em uma decisão judicial proibindo a cobrança individualizada pelos serviços de transporte de veículos apreendidos.

O vereador comemorou a decisão judicial, destacando a importância da medida para assegurar o direito dos cidadãos. Carneiro ressaltou que, até então, o processo de apreensão e transporte dos veículos estava sendo feito de maneira prejudicial aos proprietários, que além de ter seus veículos guinchados, enfrentavam custos abusivos. O parlamentar citou um exemplo ocorrido na avenida João Durval, onde guinchos recebiam em média R$ 1.500,00 pelo transporte de 15 motos em um percurso de 2 km, com custo de R$ 100,00 por moto. Para o vereador, esses valores são “exorbitantes” e precisam ser revistos.

A decisão da Vara da Fazenda Pública foi comemorada por Carneiro como uma vitória para os cidadãos de Feira de Santana.

“Temos que tirar o chapéu para o advogado. Mostrou competência e comprometimento com a causa pública”, afirmou o vereador.

Em seu pronunciamento, José Carneiro enfatizou que a proposta de rateio dos custos de guincho será uma forma de garantir que os cidadãos não continuem sendo lesados com cobranças desproporcionais. O projeto de lei pretende distribuir os valores cobrados entre todos os veículos envolvidos na apreensão, ao invés de transferir o custo integral para o proprietário de um único veículo.

Outros vereadores também se manifestaram sobre a situação. Ismael Bastos (PL) expressou preocupação com o impacto das blitz nos trabalhadores, especialmente nos motoristas de delivery, que, segundo ele, têm sido afetados pelas operações. Bastos criticou a atuação da Polícia Militar nas blitz e sugeriu que a PM deveria estar focada no combate ao crime, e não em fiscalizações relacionadas ao IPVA.

Já o vereador Jorge Oliveira (PRD) sugeriu que, caso seja constatado que os valores cobrados foram ilícitos, uma ação de devolução seja promovida. Oliveira se colocou à disposição para orientar os cidadãos que tenham sido prejudicados pelas cobranças abusivas. Em tom crítico, Lulinha da Gente (UB) também se manifestou, apontando que as blitz estão afetando a mobilidade na cidade e pedindo ao governador Jerônimo Rodrigues que promova rondas nos bairros e distritos, ao invés de manter o foco nas blitz de IPVA.

A proposta do vereador José Carneiro será analisada na Câmara Municipal, e a expectativa é que, caso aprovada, traga mais transparência e justiça nos procedimentos relacionados à apreensão de veículos e cobrança de serviços de guincho em Feira de Santana.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading