Geraldo Alckmin critica violência política e PSB lança Márcio França como pré-candidato ao governo de São Paulo nas Eleições 2026

Na sexta-feira (26/04/2025), o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), participou do congresso estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB), realizado em São Paulo. Durante o evento, Alckmin reafirmou o compromisso do partido com a democracia, criticou a violência política e celebrou a renovação partidária. Na ocasião, o ministro do Empreendedorismo, Márcio França (PSB), anunciou sua intenção de disputar o governo de São Paulo em 2026.

Alckmin iniciou sua fala relembrando marcos históricos do PSB e do Brasil, ressaltando a criação do partido em 1945 e seu papel no processo de redemocratização pós-ditadura militar.

“A democracia é o bem maior, é o povo que decide, é ele o protagonista e o povo erra menos que as elites”, afirmou o vice-presidente.

Criticando regimes autoritários, Alckmin enfatizou que “as ditaduras suprimem a liberdade em nome do pão, mas não entregam nem a liberdade nem o pão prometido”, recordando o período final do regime militar no Brasil, marcado por inflação elevada, fome e desemprego.

Sem citar nomes, Alckmin também condenou a escalada da violência política:

“Enquanto uns planejam assassinar adversários, o governo Lula é do diálogo”.

Segundo ele, a administração atual tem compromisso com a justiça social, defendendo um Estado civilizatório e contrário ao liberalismo econômico do século XVIII.

Márcio França confirma pré-candidatura ao governo de São Paulo

O ministro do Empreendedorismo, Márcio França, aproveitou o congresso para oficializar sua disposição em disputar as eleições para o governo paulista em 2026. Segundo França, sua decisão já foi comunicada internamente ao PSB, e ele aguarda apenas o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para formalizar a pré-candidatura.

“Em 2022, desisti da candidatura a pedido do presidente para apoiar Fernando Haddad. Como Haddad já manifestou que não será candidato, o caminho natural é que eu dispute o governo”, afirmou.

França, crítico da gestão do atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), apontou dificuldades na área da segurança pública e contestou a condução da privatização da Sabesp.

“São Paulo vive uma sensação de insegurança. Os dados até melhoram, mas o sentimento de medo persiste”, disse.

Sobre a venda da empresa de saneamento, questionou:

“R$ 15 bilhões entraram no caixa do governo e ninguém sabe o destino. As ações dobraram de valor em dois meses”.

Estratégia política para 2026 e articulações partidárias

Márcio França destacou que sua candidatura busca ampliar alianças eleitorais, atraindo apoio de setores com os quais o PT enfrenta resistências, como servidores públicos, policiais e comunidades evangélicas.

“Posso agregar onde o PT tem mais dificuldade”, afirmou.

Sobre a composição da chapa presidencial, França avaliou como improvável que o PT abdique da vice-presidência ocupada hoje por Geraldo Alckmin.

“Vice bom é aquele que não aparece muito. Alckmin ajuda e não cria problemas”, afirmou, defendendo a manutenção do atual arranjo político.

O congresso do PSB reforçou a estratégia do partido de fortalecer sua posição nacional em aliança com o governo federal, mirando a sucessão paulista como parte de uma estratégia mais ampla para 2026.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading