O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária., informou nesta segunda-feira (19/05/2025) que o Brasil poderá recuperar o status de país livre de gripe aviária e retomar as exportações de carne de frango no prazo de 28 dias, caso não sejam registrados novos focos da doença no território nacional.
Segundo Fávaro, o Ministério está executando ações de bloqueio sanitário e rastreamento após a confirmação do primeiro caso da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em um matrizeiro de aves comerciais localizado no município de Montenegro (RS), conforme divulgado na última sexta-feira (16). O foco é considerado o primeiro em ambiente comercial no país.
“Cumprido o prazo de 28 dias sem novos registros, é possível comunicar ao mercado que o Brasil volta a ser considerado livre da gripe aviária, com base em critérios científicos,” afirmou o ministro durante entrevista coletiva.
O ministro explicou que o prazo de 28 dias corresponde ao ciclo do vírus. Durante esse período, as autoridades devem manter a inutilização da produção afetada, evitando a propagação da doença.
Fávaro destacou que a retomada das exportações ocorrerá de forma gradual, conforme a confiança dos países importadores for restabelecida.
“Nem todos os mercados se abrirão de imediato. Questionamentos técnicos serão feitos e responderemos com transparência,” acrescentou.
Restrições comerciais e posicionamento da China
Com a confirmação do foco, países como China, União Europeia e Argentina suspenderam temporariamente a importação de carne de frango brasileira, por um período inicial de 60 dias. Mesmo com o foco localizado no Rio Grande do Sul, algumas restrições abrangem todo o território nacional, conforme os acordos sanitários estabelecidos.
A China, segundo Fávaro, estava próxima de retomar as compras de carne de frango do Rio Grande do Sul, após embargo imposto em 2023 devido a um caso de doença de Newcastle. De acordo com o ministro, durante a recente missão presidencial à China, a agência aduaneira chinesa (GACC) sinalizou satisfação com os relatórios brasileiros. No entanto, o novo foco de gripe aviária alterou o cenário.
Segurança alimentar e impacto no consumo
O Ministério da Agricultura esclareceu que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne ou ovos. Em nota oficial, a pasta afirmou que os produtos de origem avícola inspecionados são seguros para o consumo humano.
“O risco de infecção em humanos é baixo e está associado, principalmente, ao contato direto com aves infectadas,” reforçou o comunicado.
Perspectivas
Caso o Brasil não registre novos focos da doença até o fim do prazo de 28 dias, é esperada uma reavaliação das medidas restritivas por parte dos países importadores, especialmente aqueles que adotaram bloqueios nacionais. A expectativa é de que as restrições passem a ser regionalizadas, permitindo a reabertura parcial dos mercados internacionais.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




