Nesta quarta-feira (21/05/2025), representantes das forças de segurança da Bahia se reuniram para definir novas ações de combate ao crime organizado, em resposta ao atentado contra o motorista do diretor do Conjunto Penal de Eunápolis, ocorrido recentemente. A ofensiva integra um plano coordenado entre a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), e as polícias Militar e Civil.
Durante as operações deflagradas após o ataque, dois suspeitos foram localizados e detidos no município de Itapebi, a cerca de 50 quilômetros de Eunápolis. Um dos detidos é apontado como autor dos disparos. Com a dupla, foram apreendidos:
-
Uma pistola
-
Carregador
-
Munições
O principal acusado possui antecedentes criminais por homicídio, ocultação de cadáver e roubo, reforçando a suspeita de ligação com facções criminosas que atuam na região.
“Estamos implementando procedimentos operacionais que causam desconforto ao crime organizado. Avançaremos no combate dentro das unidades prisionais”, declarou o secretário da SEAP, José Carlos Souto Filho.
Criação de Gabinete Integrado fortalece ações conjuntas
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, anunciou a criação de um Gabinete Integrado, voltado à intensificação das ações de inteligência e repressão qualificada. A medida visa agilizar a resposta do Estado a crimes com características de atentado, principalmente em áreas sensíveis como o sistema penitenciário.
“Capturamos dois suspeitos em menos de 24 horas. As forças de segurança estaduais e federais estão atuando em conjunto. Contamos com a colaboração da população por meio do Disque Denúncia 181, com ligação gratuita e sigilosa”, enfatizou Werner.
Patrulhamento ampliado e vigilância no sistema prisional
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães, informou que o patrulhamento ostensivo foi reforçado em Eunápolis e entorno, com apoio das tropas especializadas e atenção redobrada ao sistema carcerário.
Já o delegado-geral da Polícia Civil, André Viana, destacou a mobilização total para capturar os demais envolvidos:
“Todos os esforços estão sendo concentrados para identificar e prender todos os envolvidos. Atuaremos de forma firme, técnica e coordenada”, afirmou.
Segurança institucional
A resposta rápida das autoridades estaduais demonstra a prioridade dada à segurança institucional e ao enfrentamento ao crime organizado no sistema prisional baiano. A união entre inteligência policial, investigação criminal e ações ostensivas reforça o compromisso do Estado com a ordem pública e proteção dos seus agentes.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




