O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o ministro dos Transportes, Renan Filho, autorizaram, nesta segunda-feira (19/05/2025), a duplicação do Contorno Norte de Feira de Santana, com a assinatura da Ordem de Serviço que marca oficialmente o início da obra. A solenidade ocorreu às 10h, no Parque Lagoa Grande, localizado na Rua Muriti, reunindo autoridades estaduais, federais e representantes da sociedade civil.
Investimento estratégico em infraestrutura rodoviária
A duplicação do Contorno Norte é considerada uma intervenção estratégica para a mobilidade urbana e logística da segunda maior cidade da Bahia, sendo eixo de ligação entre os principais corredores de escoamento da produção regional e tráfego intermunicipal. A obra será executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e contempla, além da duplicação propriamente dita, a requalificação de acessos, dispositivos de segurança viária e obras complementares de drenagem.
Segundo o Ministério dos Transportes, a intervenção está incluída no novo plano de reestruturação da malha rodoviária federal na Bahia, com investimentos voltados à melhoria da trafegabilidade e redução de acidentes em vias de grande fluxo de veículos de carga e de passageiros.
Recuperação das BRs-116 e 324 também é iniciada
Durante o mesmo evento, Jerônimo Rodrigues e Renan Filho também acompanharam o início das obras de recuperação das BRs-116 e 324, dois dos principais eixos rodoviários do estado, que cruzam a cidade de Feira de Santana e se estendem em direção a Salvador, ao sudoeste baiano e ao interior do Brasil.
As intervenções incluem recapeamento asfáltico, reforço estrutural da pista, correções geométricas e sinalização horizontal e vertical, sendo parte do programa federal de retomada da malha rodoviária delegada à União, após anos de concessão sob gestão privada com resultados considerados insatisfatórios pelo Governo Federal.
Retomada do controle público sobre trechos federais
A reabilitação das BRs ocorre após o reassunção da gestão dos trechos pela União, por meio do Ministério dos Transportes, que optou por cancelar contrato de concessão da VIABAHIA Concessionária de Rodovias S.A. que não cumpriu metas contratuais. A medida visa acelerar a recuperação de trechos críticos e restabelecer o controle público sobre as decisões de infraestrutura viária em estados estratégicos como a Bahia.
Feira de Santana como polo logístico e urbano
Feira de Santana, por sua posição geográfica central no estado da Bahia, desempenha papel crucial como hub de transporte e distribuição. A melhoria da infraestrutura viária amplia a capacidade de integração entre regiões, fortalecendo o setor produtivo e o acesso a serviços públicos essenciais. A duplicação do Contorno Norte se soma a outras obras de mobilidade urbana que visam adequar a infraestrutura da cidade ao seu papel como centro metropolitano em expansão.
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