O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, participou nesta sexta-feira (30/05/2025) do lançamento oficial do programa federal “Agora Tem Especialistas”, promovido pelo Ministério da Saúde com o objetivo de ampliar o acesso a consultas, exames e cirurgias especializadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, além de outras autoridades estaduais e representantes do setor.
Expansão do atendimento especializado no SUS
A iniciativa prevê a articulação das redes pública, filantrópica e privada de saúde, a fim de reduzir o tempo de espera por atendimentos especializados e organizar filas de forma unificada em âmbito nacional. O prazo máximo estabelecido para atendimento é de até 60 dias, contemplando inicialmente seis especialidades:
-
Oncologia
-
Ginecologia
-
Cardiologia
-
Ortopedia
-
Oftalmologia
-
Otorrinolaringologia
Além da reestruturação organizacional das filas, o programa também contempla ações complementares como mutirões de saúde, ampliação dos turnos de atendimento, utilização da telessaúde e a circulação de carretas móveis equipadas com tecnologia para atendimento especializado em regiões de difícil acesso.
Novos investimentos e expansão tecnológica
Durante a cerimônia, foram anunciadas medidas estratégicas para viabilizar o programa. Entre elas:
-
Aquisição de 121 aceleradores lineares para o tratamento do câncer;
-
Criação de uma rede nacional de diagnóstico com suporte do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e do AC Camargo Câncer Center;
-
Distribuição de 6,3 mil veículos para transporte de pacientes;
-
Formação de 3,5 mil novos médicos especialistas, sendo 500 profissionais destinados ao Mais Médicos Especialistas.
A proposta visa modernizar o atendimento, descentralizar os serviços de saúde e garantir mais agilidade no diagnóstico e no tratamento, com o apoio de equipamentos de última geração e maior qualificação profissional.
Declaração do governador Jerônimo Rodrigues
O governador da Bahia destacou o papel estratégico do programa para estados com grandes populações e regiões com limitações de infraestrutura. Segundo ele, “com o programa Agora Tem Especialistas, vamos reduzir a fila do SUS, aproximar ainda mais os médicos das pessoas e usar a telemedicina para encurtar distâncias. O apoio do Governo Federal nos permite ampliar ainda mais o acesso à medicina especializada com qualidade e agilidade no diagnóstico”.
Visita às carretas móveis especializadas
Após a solenidade, o presidente Lula e Jerônimo Rodrigues visitaram as carretas de atendimento móvel equipadas com tomógrafos, unidades odontológicas e estações de teleatendimento, reforçando o caráter tecnológico, descentralizador e itinerante da política pública. Essas estruturas têm como missão atender prioritariamente populações em áreas remotas ou desassistidas, funcionando como centros de saúde avançados sobre rodas.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




