Projeto Semear Bahia promove capacitação sobre sementes nativas no Extremo Sul do estado

O projeto Semear Bahia realizou, nos dias 24 e 25 de abril de 2025, no município de Prado, extremo sul da Bahia, o treinamento “Manejo e produção de sementes florestais tropicais”. A iniciativa tem como foco a organização da cadeia produtiva de sementes florestais nativas e contou com a participação de coletores e técnicos do território.

O projeto é fruto de uma parceria entre Suzano, Viveiro Primaflora, Redário de Sementes, Fundo Ambiental Sul Baiano (FASB) e Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (CEDAGRO). O evento foi realizado na Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto, reunindo agentes da cadeia produtiva da restauração florestal.

Segundo Paulo Santana, consultor de Desenvolvimento Social da Suzano, o encontro teve como finalidade a troca de experiências entre coletores e técnicos, com foco na capacitação para produção e manejo de sementes florestais tropicais, base para os processos de restauração ecológica e conservação da biodiversidade.

As atividades do treinamento foram conduzidas pelos professores Fátima Piña-Rodrigues e Ivonir Piotrowski, vinculados à Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e à Rede de Sementes da Mata Atlântica (REMAS). A programação incluiu atividades teóricas, práticas, lúdicas e integrativas sobre o tema.

O projeto Semear Bahia tem como objetivo promover a conservação e restauração da biodiversidade da Mata Atlântica, por meio da organização de redes comunitárias de coletores de sementes, aliando conhecimento científico e saberes tradicionais. Além disso, a iniciativa busca gerar renda local e reduzir indicadores de pobreza através da comercialização de sementes nativas.

Paulo Santana destacou que o projeto atua em três dimensões:

  • Ambiental, ao contribuir com programas de restauração e conservação;

  • Social, ao envolver comunidades locais e valorizar seus conhecimentos;

  • Econômica, ao viabilizar renda com a comercialização de sementes e capacitação para o setor ambiental, que apresenta crescimento na atual Década da Restauração, conforme designação da ONU.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading