A Prefeitura de Feira de Santana inaugurou, no final da tarde desta sexta-feira (04/07/2025), as novas instalações da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, com o objetivo de fortalecer as ações de acolhimento, proteção e enfrentamento à violência contra a mulher. O novo equipamento, mantido pelo Governo Municipal, está localizado na Rua Castro Alves, nº 894, Centro.
A cerimônia de inauguração foi conduzida pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, que destacou a necessidade de ampliar o suporte institucional às mulheres em situação de risco, assegurando espaços adequados e integrados com a rede de proteção. O novo local, segundo o gestor, foi estruturado para oferecer acolhimento qualificado e atendimento humanizado, em parceria com órgãos de segurança pública e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Estrutura adequada e políticas integradas
Durante o evento, o vice-prefeito e secretário de Educação, Pablo Roberto, enfatizou a relevância da iniciativa no contexto das políticas públicas municipais. De acordo com ele, a secretaria tem a missão de garantir apoio direto às mulheres vítimas de violência e deve contar com a colaboração de toda a sociedade.
A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Neinha Bastos, reforçou que a nova sede simboliza o fortalecimento da atuação institucional do município na área de garantia de direitos e enfrentamento à violência de gênero. Segundo ela, a ação é fruto da articulação com diferentes entes públicos, como as Polícias Civil e Militar, a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres e a OAB.
Reconhecimento de autoridades e parceiros
A delegada Lorena Almeida, titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), avaliou a entrega da nova sede como um avanço significativo para o sistema de proteção em Feira de Santana. Para ela, o espaço permitirá um atendimento mais eficiente e digno às mulheres em situação de vulnerabilidade.
Representando o Governo do Estado, a representante da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, Nea Bastos, elogiou o novo espaço, classificando-o como adequado para acolher com dignidade e responsabilidade as mulheres atendidas.
Presenças institucionais
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades públicas, entre as quais o deputado estadual Alan Sanches, além dos secretários municipais Joilton Freitas (Comunicação), Rodrigo Matos (Saúde), Cristiano Lobo (Cultura), Gerusa Sampaio (Desenvolvimento Social), Carlos Brito (Planejamento) e Jaciara Costa (Meio Ambiente). O evento também reuniu o superintendente da SMT, Ricardo Cunha, e os vereadores Marcos Carvalhal, Jurandy Carvalho e Pedro Américo, além de representantes da OAB, da Polícia Civil e da Polícia Militar.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




