A BYD contratou 365 novos profissionais em setembro para o complexo industrial que está sendo implantado em Camaçari (BA). A unidade, que será a maior fábrica de carros elétricos da América Latina e a maior da empresa fora da China, já reúne aproximadamente 1.500 trabalhadores, consolidando-se como um dos principais polos de geração de emprego no estado.
Do total de vagas preenchidas, 80% foram destinadas a funções operacionais e técnicas, incluindo operadores de produção, operadores de logística, inspetores de qualidade e técnicos em mecânica e elétrica. No setor administrativo, destacam-se posições estratégicas para engenheiros e profissionais de planejamento e controle de produção (PCP), essenciais para a estruturação da linha de montagem.
Inclusão e diversidade no processo seletivo
Ainda em setembro, a BYD lançou 50 vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCDs), em parceria com o SineBahia, reafirmando seu compromisso com a inclusão e a diversidade. A ação amplia as oportunidades para diferentes perfis profissionais, fortalecendo a integração social e o papel da indústria como vetor de transformação econômica.
Os interessados em novas oportunidades podem se inscrever por meio do SineBahia, do Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (CIAT) em Camaçari, ou diretamente pela plataforma Gupy (bydbrasil.gupy.io).
Expansão industrial e impacto socioeconômico
A BYD estima gerar 20 mil empregos diretos e indiretos até a plena operação do complexo de Camaçari, o que deve impactar positivamente a economia baiana com novos postos de trabalho, qualificação de mão de obra e fortalecimento da cadeia produtiva local.
Além da produção de veículos elétricos, o projeto do complexo industrial contribui para consolidar a Bahia como referência em tecnologia verde e inovação industrial no setor automotivo. Esse movimento acompanha a estratégia da empresa de ampliar sua presença no Brasil, onde já mantém fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM).
Sobre a BYD
A BYD é líder global em veículos movidos a nova energia – elétricos e híbridos plug-in – e atua há mais de uma década no Brasil. Além do setor automotivo, a empresa se destaca na produção de painéis solares, componentes eletrônicos e soluções de armazenamento de energia.
Em 2024, iniciou a construção do complexo de Camaçari, considerado o maior investimento industrial da companhia fora da Ásia. Também é responsável pelo projeto do monotrilho da Linha 17–Ouro do Metrô de São Paulo (Skyrail).
Com a meta de reduzir a temperatura global em 1ºC, a BYD alinha suas operações ao Pacto Global da ONU, liderando a transição para uma economia de baixo carbono.
Mudança estrutura
O avanço da BYD em Camaçari simboliza não apenas a atração de investimentos estrangeiros para a Bahia, mas também uma mudança estrutural no perfil da indústria local, antes centrada no setor petroquímico e automotivo tradicional. A aposta nos carros elétricos insere o Brasil no debate global sobre transição energética, porém levanta desafios quanto à infraestrutura de recarga, regulação tributária e dependência de insumos estratégicos como lítio e cobalto. A geração de empregos é significativa, mas sua sustentabilidade dependerá da competitividade do produto nacional em um mercado global cada vez mais disputado.
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