O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, nesta sexta-feira (07/11/2025), um novo pacote de obras do Programa Bahia em Movimento voltado à pavimentação de estradas nas zonas rurais de Rio do Pires, Érico Cardoso e Ouriçangas. Durante reunião com prefeitos no gabinete oficial, em Salvador, o chefe do Executivo estadual assinou ordens de serviço e convênios com o Consórcio Bacia do Paramirim para asfaltamento de 38 quilômetros de rodovias.
Infraestrutura rural e inclusão social
As obras anunciadas integram uma das principais frentes de investimento do governo baiano em mobilidade e integração territorial, com foco na melhoria do escoamento da produção agrícola e no acesso a serviços essenciais nas comunidades rurais. Segundo Jerônimo Rodrigues, a pavimentação tem impacto direto na qualidade de vida da população do interior.
“A gente pavimenta 17, nove quilômetros de estrada para uma pessoa doente, grávida não pegar duas, três horas de viagem, porque o carro atolou, porque a estrada estava ruim. Para uma família de pequenos produtores não levar mais tempo ou ter dificuldade de levar seus produtos para a sede da cidade. É nisso que está a grandeza dessas obras”, afirmou o governador.
A iniciativa reforça a política estadual de valorização da agricultura familiar, com ênfase na redução das desigualdades regionais e na garantia de infraestrutura adequada para o desenvolvimento econômico e social do interior.
Convênios e obras por município
Em Rio do Pires, Jerônimo Rodrigues autorizou convênio consorcial para a pavimentação de 18 quilômetros da BA-152, ligando o município ao distrito de Ibiajara, com investimento de R$ 12 milhões. Já em Érico Cardoso, o governador firmou acordo para asfaltar 12 quilômetros da BA-903, conectando a comunidade de Abadia à sede do município, além de melhorar o acesso às localidades de Cachoeira Grande e Vida Nova. A obra será executada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), com recursos estimados em R$ 8 milhões.
O prefeito de Érico Cardoso e presidente do Consórcio Bacia do Paramirim, destacou o papel estratégico das estradas no fortalecimento das economias locais:
“O impacto dessas obras no desenvolvimento de cidades como Érico Cardoso e Rio do Pires é, principalmente, na agricultura familiar, que é o nosso foco em uma cidade pequena. A gente não tem grandes indústrias, mas tem uma agricultura familiar forte. As famílias produzem hortaliças, frutas e se deslocam até a feira da sede por essas estradas. Então, é um trabalho incrível e não tem igual em nenhum outro estado do país.”
Ouriçangas recebe nova ligação viária e ônibus escolar
O município de Ouriçangas também foi contemplado com a recuperação de oito quilômetros da BA-504, entre a sede e o povoado de Coqueiros, um trecho essencial para o tráfego de ônibus, taxistas e produtores rurais que se deslocam diariamente até Iraí.
“É uma estrada muito importante para a gente, que liga a cidade a Iraí. Então, taxistas, motoristas de ônibus, o pessoal que transita nesse trecho cotidianamente pedia muito”, comemorou Rony do PT, prefeito de Ouriçangas.
Durante o evento, o município recebeu ainda um novo ônibus escolar rural, destinado ao transporte de estudantes da rede estadual de ensino, reforçando o compromisso do governo com educação e mobilidade rural.
Integração regional e política de desenvolvimento
As novas ordens de serviço fortalecem a atuação dos consórcios intermunicipais como instrumentos de cooperação entre o Estado e os municípios, modelo que tem sido expandido pelo governo Jerônimo Rodrigues para otimizar recursos e acelerar obras. O Consórcio Bacia do Paramirim é um exemplo de como a gestão compartilhada tem permitido maior eficiência nas ações de infraestrutura e planejamento regional.
Infraestrutura viária descentralizada
O anúncio das obras reforça a estratégia do governo da Bahia de investir em infraestrutura viária descentralizada, com foco na coesão territorial e no desenvolvimento rural sustentável. A pavimentação de estradas em regiões de baixa densidade industrial representa uma ação social de longo alcance, reduzindo custos logísticos e ampliando o acesso da população a serviços públicos.
No entanto, os desafios de manutenção das vias e a necessidade de planejamento contínuo de conservação devem permanecer como prioridades, sob pena de comprometer os avanços alcançados. A efetividade dessas políticas dependerá da integração entre Estado, consórcios e prefeituras, bem como da fiscalização dos contratos e da execução das obras.
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