ALBA aprova reorganização do Planserv e vota mais seis matérias; Contribuição de titulares terá percentual fixo a partir de 2026

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou na terça-feira (09/12/2025) o Projeto de Lei que reorganiza o Planserv, instituindo percentual fixo de contribuição para titulares e dependentes a partir de 2026. A matéria, enviada pelo Poder Executivo, redefine faixas de cobrança, atualiza o financiamento do plano de saúde dos servidores e integra pacote com outras sete proposições analisadas e votadas em plenário, incluindo cinco projetos de lei, uma PEC e uma mensagem de veto.

A sessão foi conduzida pela presidente Ivana Bastos, que destacou o volume de deliberações apreciadas. Segundo ela, “além do Planserv apreciamos mais sete matérias, cinco PLs – dois do Executivo, dois do Poder Judiciário e um da Defensoria Pública; uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) e uma Mensagem de Veto, as duas do Executivo”.

Reorganização do Planserv: mudanças e impacto na contribuição

A principal alteração aprovada no Planserv redefine o cálculo de contribuição dos segurados. A proposta estabelece percentual de 5,5% sobre o salário em 2026 e 6% em 2027, mantendo piso mínimo de R$ 120,00. O governo afirma que mais de 130 mil servidores passarão a pagar menos, enquanto contribuintes com maior remuneração terão contribuição proporcionalmente superior. Já a participação financeira do Estado será de 3,25% em 2026 e 4% em 2027.

Os cônjuges e companheiros passarão a contribuir com 50% da alíquota do titular, enquanto demais dependentes pagarão 22% cada, também com piso de R$ 120,00. O objetivo institucional declarado é equilibrar as fontes de custeio e reforçar a sustentabilidade financeira do sistema, preservando cobertura assistencial e continuidade dos serviços.

Outras matérias aprovadas em plenário

Além da reforma do Planserv, a ALBA manteve o veto parcial do governador Jerônimo Rodrigues ao projeto que criava cargo de auditor para o Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA). Também passaram pelo plenário:

  • PEC que altera regras de cálculo dos proventos de aposentadoria dos policiais civis e penais;
  • PL que trata da Carteira de Identificação Nacional (CIN), substituindo o RG e atualizando valores das taxas;
  • PLs do Tribunal de Justiça sobre modernização da estrutura administrativa e elevação da Comarca de Santaluz de entrância inicial para intermediária;
  • Reorganização da estrutura do Corpo de Bombeiros;
  • Reajuste salarial para comissionados, Redas, agentes administrativos e analistas técnicos da Defensoria Pública.

A tramitação simultânea indica mobilização legislativa com foco em ajustes administrativos, previdenciários e estruturais no serviço público baiano, tema que volta à agenda diante do crescimento de despesas e da necessidade de recomposição orçamentária em setores estratégicos.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading