Semana Solo Seguro: TJBA entrega 125 títulos de propriedade em Ibititá e amplia regularização fundiária no interior da Bahia

A caravana do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) segue realizando ações de regularização fundiária no interior do estado durante a Semana Solo Seguro Favela e Comunidades. Na quarta-feira (27/05/2026), moradores do município de Ibititá receberam 125 títulos de propriedade, em cerimônia promovida pela Corregedoria-Geral do Foro Extrajudicial.

A iniciativa integra o Programa Permanente de Regularização Fundiária Plena de Núcleos Urbanos Informais e Favelas, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A ação busca ampliar o acesso à documentação legal de imóveis em áreas urbanas informais, assegurando segurança jurídica aos moradores beneficiados.

A cerimônia em Ibititá contou com a presença da desembargadora Pilar Célia Tobio de Claro, corregedora extrajudicial do TJBA, do juiz auxiliar Valnei Mota Alves de Souza e do prefeito Afonso Mendonça. O evento marcou mais uma etapa da programação realizada pela Corregedoria no interior da Bahia.

Regularização fundiária amplia acesso à cidadania

A Regularização Fundiária Urbana (Reurb) é definida como um conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas à legalização de núcleos urbanos informais. O objetivo é transformar áreas ocupadas irregularmente em espaços formalizados perante o poder público.

Com a entrega dos títulos de propriedade, os moradores passam a contar com documentação oficial dos imóveis, fator que permite maior segurança patrimonial e acesso facilitado a serviços públicos, financiamentos e programas habitacionais.

Segundo o TJBA, a titulação representa etapa fundamental do processo de regularização fundiária, pois formaliza a propriedade e fortalece direitos relacionados à moradia e à cidadania.

Caravana percorre municípios baianos durante a Semana Solo Seguro

A programação da Semana Solo Seguro Favela e Comunidades começou na segunda-feira (25/05/2026), com entregas de títulos no município de Araci. Na terça-feira (26/05/2026), a Corregedoria Extrajudicial participou de solenidade em Presidente Dutra, onde foram entregues 60 títulos de propriedade a moradores da Rua da Câmara.

Além de Ibititá, a agenda da caravana inclui ações em outros municípios baianos. As próximas solenidades ocorrerão em Barreiras, na quinta-feira (28/05/2026), e em Guanambi, na sexta-feira (29/05/2026).

O encerramento da programação acontecerá na sexta-feira (29/05/2026), às 13h30, em Salvador, com a realização do evento “Solo Seguro Bahia 2026: Caminhos para a Regularização Fundiária Plena”, na sede do Tribunal de Justiça da Bahia.

Evento em Salvador reunirá autoridades e especialistas

O encontro de encerramento deverá reunir autoridades do Judiciário, representantes de instituições parceiras, gestores municipais, registradores de imóveis e profissionais ligados à regularização fundiária.

A programação contará com a participação do presidente do TJBA, desembargador José Rotondano, além de representantes da Corregedoria Extrajudicial e de órgãos envolvidos na implementação da Reurb na Bahia.

A Semana Solo Seguro busca fortalecer políticas públicas relacionadas à regularização fundiária e ampliar a integração entre municípios, cartórios, Poder Judiciário e órgãos públicos responsáveis pela formalização de imóveis urbanos.

Regularização fundiária e impactos sociais

A regularização fundiária é apontada como instrumento para reduzir a informalidade urbana e ampliar a segurança jurídica das famílias residentes em áreas sem documentação formal. O processo também contribui para o planejamento urbano e para a organização territorial dos municípios.

Além da formalização dos imóveis, a Reurb envolve medidas relacionadas à infraestrutura urbana, preservação ambiental e inclusão social das comunidades atendidas. O programa prevê articulação entre diferentes instituições públicas e privadas para execução das ações.

Na Bahia, a atuação da Corregedoria Extrajudicial durante a Semana Solo Seguro integra uma estratégia voltada à ampliação do número de imóveis regularizados em municípios do interior e da capital.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Uma resposta a “Semana Solo Seguro: TJBA entrega 125 títulos de propriedade em Ibititá e amplia regularização fundiária no interior da Bahia”


Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading