A obra A invenção da América, do historiador e filósofo mexicano Edmundo O’Gorman, publicada no Brasil pela Editora Unesp, reafirma sua importância no debate historiográfico latino-americano ao questionar a narrativa tradicional do “descobrimento” do continente e propor uma interpretação crítica sobre a formação histórica, simbólica e intelectual da ideia de América. Com tradução de Anna Maria Martinez Corrêa, 220 páginas, o livro desloca a discussão sobre Cristóvão Colombo de uma leitura factual simplificada para uma reflexão mais profunda sobre como o Ocidente construiu, nomeou e incorporou o chamado Novo Mundo à sua própria visão de história.
Obra questiona a ideia tradicional de descobrimento da América
Publicado em português pela Editora Unesp, A invenção da América tem como subtítulo Reflexão a respeito da estrutura histórica do novo mundo e do sentido do seu devir. A formulação sintetiza a ambição intelectual de O’Gorman: compreender não apenas a chegada dos europeus ao continente, mas o processo pelo qual a América passou a existir como categoria histórica, cultural e política dentro da consciência ocidental.
A tese central do autor rompe com a noção consagrada de que Colombo teria “descoberto” a América em 1492. Para O’Gorman, o ponto decisivo não está apenas no fato geográfico da chegada a terras até então desconhecidas pelos europeus, mas na lenta elaboração mental, cartográfica, teológica, política e historiográfica que transformou aquelas terras em uma entidade reconhecível como América.
A obra, portanto, não trata o continente como um simples objeto encontrado, imóvel e previamente definido. O historiador mexicano sustenta que a América foi inventada historicamente, isto é, construída por interpretações, disputas de sentido, classificações europeias e narrativas posteriores que reorganizaram o lugar do continente na história universal.
Edmundo O’Gorman e a crítica à historiografia positivista
Edmundo O’Gorman pertence a uma linhagem intelectual que recusou a história como mero inventário de fatos. Sua reflexão exige que o historiador explicite os pressupostos filosóficos de sua própria prática. Em vez de aceitar documentos, datas e acontecimentos como evidências suficientes, o autor pergunta como esses elementos foram organizados para produzir determinada ideia de passado.
Essa postura aproxima O’Gorman de uma crítica mais ampla à historiografia positivista, especialmente quando ela se limita a narrar acontecimentos como se fossem dados neutros, sem considerar os conceitos usados para interpretá-los. Ao interrogar a expressão “descobrimento da América”, o autor mostra que a linguagem histórica nunca é inocente: ela define sujeitos, hierarquias, centros de poder e formas de pertencimento.
Nesse sentido, o livro tem valor não apenas para a história colonial, mas também para a teoria da história. A substituição de “descobrimento” por invenção altera a chave interpretativa do problema. O fato histórico deixa de ser apenas a viagem de Colombo e passa a ser a formação de uma ideia continental moldada pelo olhar europeu e pelas necessidades políticas, religiosas e econômicas da expansão ocidental.
Revisão da história, ser histórico e reanálise civilizacional
Em A invenção da América, O’Gorman reconstrói a trajetória intelectual que permitiu ao Ocidente transformar uma experiência inesperada de navegação em um conceito histórico duradouro. A obra examina a insuficiência da narrativa segundo a qual Colombo teria simplesmente encontrado um continente pronto para ser reconhecido. Para o autor, a América não apareceu de imediato como América; ela foi progressivamente formulada como problema, imagem, território e destino histórico.
A primeira dimensão do livro é crítica. O’Gorman revisa a tradição historiográfica que manteve Colombo como “descobridor” mesmo diante da complexidade do processo histórico. O navegador genovês, segundo essa leitura, não compreendeu de início a natureza continental das terras alcançadas. O significado posterior da viagem foi construído por outros agentes, documentos, interpretações e disputas intelectuais.
A segunda dimensão é filosófica. O autor investiga o “ser histórico” da América, expressão que deve ser compreendida como tentativa de entender como um continente passa a existir dentro de uma determinada ordem de sentido. A América, nesse raciocínio, não é apenas espaço físico; é também categoria histórica, produto de uma visão de mundo que procurou integrar o novo ao repertório mental europeu.
A terceira dimensão é política e civilizacional. Ao propor a ideia de invenção, O’Gorman evidencia como a América foi incorporada ao universalismo ocidental. O continente passou a ser interpretado a partir de parâmetros europeus de religião, cultura, poder, economia e civilização. A obra, por isso, permite compreender a conquista não apenas como ocupação territorial, mas como imposição de sentido histórico.
Colombo, o Novo Mundo e a construção de uma narrativa
A força do livro está em deslocar Cristóvão Colombo do lugar de personagem isolado e absoluto. O’Gorman não nega a relevância da viagem de 1492, mas rejeita a simplificação que converte o episódio em ato fundador transparente. A questão central é outra: quando e como aquelas terras passaram a ser compreendidas como um novo continente?
Essa pergunta é decisiva porque altera a relação entre fato e interpretação. A chegada europeia ao continente foi um acontecimento, mas a ideia de América foi uma elaboração. Entre uma coisa e outra houve debates cosmográficos, revisões cartográficas, interesses imperiais, disputas teológicas e narrativas historiográficas. É nesse intervalo que O’Gorman situa o verdadeiro problema.
A expressão Novo Mundo, tantas vezes repetida em manuais escolares, ganha no livro um significado mais complexo. Ela não designa apenas uma novidade geográfica, mas uma tentativa europeia de enquadrar o inesperado dentro de uma ordem histórica conhecida. A América foi “nova” porque precisou ser pensada, nomeada e integrada a uma tradição que não a previa nos termos em que ela se apresentava.
O’Gorman, Sérgio Buarque, Heidegger, Husserl e Ortega y Gasset
A obra de O’Gorman dialoga com uma tradição intelectual que aproxima historiografia e filosofia. Sua crítica à história como simples acumulação documental encontra ressonância em pensadores que problematizaram o estatuto do conhecimento histórico, como Wilhelm Dilthey, José Ortega y Gasset, Martin Heidegger e Edmund Husserl. Em comum, esses autores contribuíram para uma compreensão da história como experiência humana dotada de sentido, e não como sequência mecânica de acontecimentos.
No plano latino-americano, a aproximação com Sérgio Buarque de Holanda é especialmente produtiva. Enquanto O’Gorman examina a invenção histórica da América a partir da crítica à ideia de descobrimento, Sérgio Buarque, em Visão do Paraíso, investiga os imaginários, mitos e expectativas europeias projetados sobre o Brasil e o continente. Ambos ajudam a compreender que a colonização ibérica não foi apenas domínio militar ou econômico, mas também operação simbólica, fundada em imagens herdadas do mundo medieval e renascentista.
O diálogo com Heidegger e Husserl aparece na atenção de O’Gorman ao problema do ser histórico. A América, para ele, não pode ser reduzida a território encontrado, pois sua existência histórica depende da forma como foi compreendida, narrada e incorporada ao horizonte cultural do Ocidente. Já a influência indireta de Ortega y Gasset, mediada pelo ambiente intelectual mexicano e por José Gaos, reforça a noção de que o ser humano e as sociedades só podem ser compreendidos em sua circunstância histórica.
Relevância para a América Latina e para o debate contemporâneo
A atualidade de A invenção da América está na capacidade de revelar como conceitos aparentemente consolidados carregam disputas políticas e culturais. Chamar a América de “descoberta” pressupõe um ponto de vista: o europeu. Chamar a América de “inventada” obriga o leitor a examinar quem nomeia, quem interpreta e quem define o lugar do continente na história.
Esse debate possui impacto direto sobre a compreensão da América Latina. A região foi historicamente tratada como periferia, extensão, promessa ou atraso em relação ao Ocidente europeu. O’Gorman ajuda a desmontar essa hierarquia ao mostrar que a própria ideia de América nasceu dentro de uma disputa de representação. O continente não foi apenas incorporado ao mundo moderno; ele também obrigou o mundo moderno a rever seus mapas, suas crenças e seus limites.
A obra permanece relevante em tempos de renovação dos estudos decoloniais, da história atlântica e da crítica aos cânones eurocêntricos. Ainda que O’Gorman escreva a partir de uma tradição filosófica própria do século XX, sua pergunta continua atual: que América foi construída pela historiografia, e que América permanece oculta quando se aceita sem crítica a narrativa do descobrimento?
Impacto historiográfico da obra
O impacto de A invenção da América decorre de sua ousadia metodológica. O’Gorman não se limita a corrigir uma informação histórica; ele questiona a arquitetura intelectual que sustentou uma narrativa. Essa diferença é decisiva. O livro não afirma apenas que Colombo não compreendeu plenamente o alcance de sua viagem; afirma que a América, como entidade histórica, foi produzida por um processo de interpretação.
Essa tese transformou a obra em referência para debates sobre identidade, colonialidade, história das ideias e formação do mundo moderno. O livro permite compreender que a história não é apenas o que ocorreu, mas também a forma como sociedades organizam, selecionam e nomeiam o ocorrido. A linguagem, nesse caso, é parte constitutiva do fato histórico.
Para o jornalismo cultural e acadêmico, a obra oferece um campo fértil de abordagem. Ela permite discutir livros, história, educação, colonialismo, pensamento latino-americano e disputas de memória sem reduzir o tema a celebração ou condenação simplista. O mérito do livro está justamente em exigir rigor: a crítica ao mito do descobrimento precisa ser sustentada por análise histórica e filosófica, não por slogans.
A edição brasileira
A edição brasileira publicada pela Editora Unesp apresenta a obra em formato brochura, com 220 páginas, primeira edição em português, tradução de Anna Maria Martinez Corrêa e classificação editorial nas áreas de História Geral e Política. O livro integra o catálogo acadêmico da editora e se dirige a leitores interessados em história, filosofia, ciências sociais, relações internacionais, estudos latino-americanos e formação do pensamento ocidental sobre o continente.
O texto é particularmente relevante para universidades, pesquisadores, professores, estudantes e leitores que buscam compreender a América para além da narrativa escolar tradicional. Trata-se de uma obra de densidade teórica, mas com alcance público significativo, porque incide sobre uma das expressões mais repetidas da história moderna: o “descobrimento da América”.
A contribuição de O’Gorman consiste em demonstrar que o vocabulário histórico condiciona a percepção do passado. Ao trocar “descoberta” por “invenção”, o autor não propõe mero ajuste semântico. Ele realiza uma intervenção teórica que obriga a revisar o modo como o continente foi pensado, subordinado e incorporado ao relato do universalismo ocidental.
Perfil biográfico de Edmundo O’Gorman
Edmundo O’Gorman y O’Gorman nasceu na Cidade do México, em 24 de novembro de 1906, em uma família de origem irlandesa ligada ao ambiente cultural e intelectual mexicano. Formou-se em Direito pela Escuela Libre de Derecho, em 1928, exerceu a advocacia por cerca de uma década e, posteriormente, direcionou sua trajetória para a história, a filosofia e a docência universitária. Na Universidade Nacional Autônoma do México — UNAM, consolidou-se como professor, pesquisador e uma das vozes mais influentes da historiografia mexicana do século XX. Sua produção intelectual combinou rigor documental, reflexão filosófica e crítica ao positivismo histórico, com obras fundamentais como Crisis y porvenir de la ciencia histórica, La idea del descubrimiento de América e La invención de América. Membro da Academia Mexicana de la Historia e da Academia Mexicana de la Lengua, O’Gorman recebeu importantes distinções acadêmicas e morreu na Cidade do México, em 28 de setembro de 1995, deixando uma contribuição decisiva para a renovação dos estudos históricos sobre a América e o mundo colonial.
Exame uma narrativa ensinada
A força pública de A invenção da América está em recolocar sob exame uma narrativa ensinada durante gerações como evidência natural. O’Gorman mostra que o “descobrimento” é menos um fato autossuficiente e mais uma formulação historiográfica, construída a partir de um centro europeu que atribuiu a si mesmo o poder de nomear o mundo. Essa constatação tem relevância cultural e educacional, pois afeta a forma como escolas, universidades, editoras e meios de comunicação apresentam a formação do continente.
O ponto sensível da obra está em sua densidade filosófica. Ao deslocar o debate para o plano da ontologia histórica, O’Gorman exige do leitor uma disposição pouco comum no consumo rápido de informação. Essa característica, porém, não diminui sua importância. Ao contrário, evidencia a necessidade de preservar obras de pensamento rigoroso em uma esfera pública frequentemente dominada por simplificações. A tese da invenção não deve ser confundida com negação dos acontecimentos de 1492, mas entendida como crítica ao modo como esses acontecimentos foram interpretados e institucionalizados.
O principal desdobramento contemporâneo está na revisão das narrativas eurocêntricas sobre a América Latina. O livro contribui para um debate mais maduro sobre memória histórica, colonialismo, identidade continental e produção do conhecimento. Sua leitura permite compreender que a disputa pelo passado é também disputa pelo presente: quem define a origem de um continente influencia a forma como seus povos são percebidos, governados e representados.








Deixe um comentário