Governador Jerônimo Rodrigues apresenta programa Bahia pela Paz para o Comitê de Governança

Na tarde desta terça-feira (05/03/2024), o governador Jerônimo Rodrigues conduziu a apresentação do programa Bahia pela Paz (BPP) perante o Comitê de Governança. Este comitê, composto por representantes dos três poderes e instituições, congregou-se no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador. A iniciativa propõe uma abordagem holística da segurança pública e dos direitos humanos, visando tanto a redução da violência quanto o fortalecimento das ações voltadas para o desenvolvimento social.

O Bahia pela Paz se materializará por meio de projetos e atividades conduzidos por órgãos do poder público estadual e pela sociedade civil. Sua proposta engloba iniciativas destinadas ao desenvolvimento social e humano das faixas populacionais em situação de vulnerabilidade, com o objetivo central de promover uma sociedade mais segura, justa e inclusiva. Priorizando a redução da violência, especialmente contra as juventudes negras e periféricas, o programa busca a construção de uma Cultura de Paz, ancorada na garantia de direitos.

A formalização do Bahia pela Paz ocorrerá por meio de um Projeto de Lei que modificará a lei 12.357, datada de 26 de setembro de 2011. O governador Jerônimo Rodrigues asseverou que o projeto será apresentado na próxima terça-feira (12).

Especialistas serão convidados a contribuir, juntamente com secretarias, para atuar em comunidades selecionadas com base em indicadores de violência. O calendário estabelece reuniões futuras para aprovar um plano de trabalho, aguardando eventuais mudanças no Projeto de Lei pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

A reunião contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior, do presidente da Alba, Adolfo Menezes, da presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargadora Cynthia Resende, do procurador-geral de justiça, promotor Pedro Maia, e da defensora-geral do estado, Firmiane Venâncio. Secretários estaduais e outras autoridades também participaram.

Para a desembargadora Cynthia Resende, a ação é positiva pela integração entre os poderes. O procurador-geral de justiça Pedro Maia enfatizou a contribuição do Ministério Público, enquanto a defensora-geral Firmiane Venâncio destacou a colaboração da Defensoria Pública na garantia dos direitos humanos.

O programa, coordenado por mais de 12 secretarias de governo, visa alcançar, no primeiro ano, pelo menos 12 comunidades do estado com alternativas para fortalecimento e estruturação de políticas públicas. Suas metas incluem a redução da violência letal, modernização do sistema de segurança, fortalecimento da polícia judiciária, garantia dos direitos afetados pelo uso abusivo de drogas e modernização da execução penal. O Bahia pela Paz também buscará promover o desenvolvimento social e humano de jovens em situação de vulnerabilidade e suas famílias.

Metas do Programa Bahia pela Paz

  1. Meta Inicial do Programa:
    • Alcançar pelo menos 12 comunidades no primeiro ano de funcionamento.
  2. Principais Metas do Programa:
    • Redução da violência letal.
    • Modernização do sistema de segurança e transparência.
    • Prevenção de taxas de criminalidade.
    • Fortalecimento da polícia judiciária e redução da letalidade policial.
    • Garantia dos direitos das pessoas afetadas pelo uso abusivo de drogas.
    • Modernização da execução penal para alternativas à prisão e inclusão de egressos.
    • Articulação entre os poderes para um sistema de justiça transparente, ágil e acessível.
  3. Desenvolvimento Social e Humano:
    • Promoção em comunidades beneficiadas, com implantação de serviços públicos estaduais.
  4. Ações Previstas:

    • Reunião para aprovar plano de trabalho em março ou início de abril.
    • Diálogo com a Alba para possíveis mudanças no Projeto de Lei.
    • Envolvimento de especialistas e secretarias nas ações em comunidades.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading