Nesta sexta-feira (12/04/2024), às 9 horas, a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA)será palco de uma audiência pública proposta pelo deputado estadual Robinson Almeida (PT), destinada a discutir políticas públicas e desafios para a literatura periférica. O parlamentar enfatizou a importância de centralizar o debate das políticas culturais nas periferias, destacando a necessidade de fortalecer a produção literária nessas comunidades.
Robinson Almeida ressaltou a relevância de incluir escritores e artistas periféricos nas iniciativas de apoio cultural para garantir sua subsistência. O legislador espera que o evento proporcione um espaço para ouvir os agentes culturais e contribuir para o fortalecimento de uma literatura que retrata de forma diferenciada a realidade periférica.
Robinson Almeida enfatizou a vitalidade da cultura nas comunidades, citando exemplos de talentos tanto já revelados quanto ainda por descobrir em diversas regiões do estado. Ele destacou a importância de compreender as necessidades específicas dessas comunidades e fortalecer os espaços e produtores culturais periféricos, que, segundo ele, resistem e valorizam a história e os valores locais.
Diversas entidades e coletivos participarão da audiência pública, incluindo a coordenação da Periferia Brasileira de Letras, a Rede de Bibliotecas Comunitárias do Rio Grande do Sul, o Projeto Poesia OuVida, o Grupo de Arte Popular A Pombagem, além das representações dos Ministérios da Igualdade Racial e da Cultura e da Fundação Nacional das Artes.










Deixe um comentário