O governador Jerônimo Rodrigues encaminhou, nesta terça-feira (09/09/2025), à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o projeto de lei que cria a Secretaria Estadual para Assuntos do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica (Seponte). A medida foi anunciada durante encontro com parlamentares no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador.
A Seponte terá caráter temporário e ficará responsável por coordenar as ações da obra até que a administração seja transferida para o modelo de Parceria Público-Privada (PPP). Segundo Rodrigues, a nova pasta foi concebida para assegurar foco e eficiência:
“Apresentamos uma proposta de estrutura bastante enxuta, mas com uma gestão firme e bem definida. Trata-se de um projeto especial e estratégico, tanto pelo valor do orçamento quanto pela sua importância”, afirmou.
Estrutura e prioridades do governo
Na reunião, o governador destacou que o objetivo é garantir que cada etapa seja acompanhada de perto.
“Vamos encaminhar a proposta para que a Assembleia possa apreciá-la. No retorno, quando houver a sanção, poderemos então divulgar os nomes que poderão compor essa secretaria”, explicou Rodrigues.
O encontro também abordou obras estruturantes de mobilidade urbana, com previsão de investimentos de R$ 42,6 bilhões entre 2023 e 2025. Foram citados projetos como o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), a nova Rodoviária de Salvador e o Tramo IV do Metrô. O secretário da Casa Civil, Afonso Florence, ressaltou a dimensão estratégica das iniciativas:
“Estes são investimentos em logística, buscando aumentar a competitividade sistêmica da economia baiana”, declarou.
Ponte Salvador-Itaparica: uma das maiores obras de infraestrutura do país
O Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica, que deve ter obras iniciadas em junho de 2026, é considerado uma das maiores intervenções de infraestrutura do Brasil. O projeto prevê um investimento de R$ 12 bilhões, divididos entre recursos privados e contrapartida do Estado.
A estrutura terá 12,4 km de extensão e será integrada às rodovias BR-101, BR-116 e BR-242. O sistema será composto por cinco trechos: acessos viários em Salvador, ponte principal, chegada à Ilha de Itaparica, desvio em Mar Grande e duplicação da BA-001 até a Ponte do Funil.
Além da integração logística, a ponte deverá beneficiar mais de 10 milhões de pessoas, direta e indiretamente, segundo o governo.
“Estamos falando de uma obra que vai mudar a forma como a Bahia se conecta internamente, ampliando a mobilidade, gerando empregos e fortalecendo o turismo”, afirmou Rodrigues.
A expectativa é de que sejam gerados sete mil empregos diretos e indiretos, além de ganhos para o setor de serviços e para o acesso a bens essenciais por comunidades da Ilha de Itaparica.
Governança e transparência institucional
No mesmo evento, o governador sancionou a criação do Núcleo de Atendimento ao Cidadão e Transparência da Alba, que será publicado nesta quarta-feira (10/09/2025) no Diário Oficial do Estado (DOE).
A presidente da Alba, deputada Ivana Bastos, destacou que a medida reforça a aproximação entre Legislativo e sociedade:
“Para nossa alegria, o governador sancionou a lei, onde esse núcleo fica sob responsabilidade da presidência da Alba, e a gente pode ter maior transparência, uma governança institucional para o cidadão. É humanizar, trazer mais o cidadão para a Alba”, afirmou.
Centralização administrativa
A criação da Seponte revela uma estratégia de centralização administrativa para lidar com a complexidade de uma obra de R$ 12 bilhões, que envolve não apenas engenharia, mas também desafios de financiamento e de logística. A opção por uma secretaria temporária permite maior flexibilidade e controle rigoroso de cronogramas e contratos.
Ao mesmo tempo, a decisão de instituir um Núcleo de Atendimento ao Cidadão na Alba se alinha ao discurso de transparência e participação social. A efetividade dessas iniciativas, porém, dependerá da implementação prática: mecanismos de auditoria independentes e acesso público às informações serão fundamentais para evitar que o projeto da ponte se torne refém de atrasos ou questionamentos jurídicos.
Principais dados
Projeto da Ponte Salvador-Itaparica
- Nome oficial: Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica
- Extensão da ponte: 12,4 km
- Divisão em trechos: 5 (acessos em Salvador, ponte principal, chegada à Ilha, desvio de Mar Grande e duplicação da BA-001 até a Ponte do Funil)
- Investimento total: R$ 12 bilhões (recursos privados + contrapartida estadual)
- Previsão de início das obras: junho de 2026
- População beneficiada: mais de 10 milhões de pessoas (direta e indiretamente)
- Geração de empregos: estimativa de 7 mil postos diretos e indiretos
- Impactos previstos: integração logística, fortalecimento do turismo, acesso a serviços e dinamização da economia regional
Criação da Secretaria Especial (Seponte)
- Nome: Secretaria Estadual para Assuntos do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica (Seponte)
- Natureza: pasta provisória
- Função: coordenar e gerir a obra até a implantação da PPP
- Objetivo: centralizar a administração, dar agilidade e garantir transparência na execução
Investimentos em Mobilidade Urbana
- Valor total: R$ 42,6 bilhões (2023–2025)
- Projetos em andamento e previstos:
- Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)
- Nova Rodoviária de Salvador
- Tramo IV do Metrô
- Objetivo: ampliar a logística e a competitividade da economia baiana
Governança e Transparência
- Medida sancionada: criação do Núcleo de Atendimento ao Cidadão e Transparência da Alba
- Publicação: 10/09/2025, no Diário Oficial do Estado (DOE)
- Objetivo: aproximar sociedade e Assembleia Legislativa, ampliar transparência e fortalecer a governança institucional

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