BYD agenda inauguração de megafábrica em Camaçari com presença do presidente Lula e governador Jerônimo, consolidando o Brasil como polo estratégico da montadora chinesa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Jerônimo Rodrigues participam, na manhã de quinta-feira (09/10/2025), da inauguração oficial da fábrica da BYD Brasil, instalada no Polo Petroquímico de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Com um investimento de R$ 5,5 bilhões, o complexo marca o início da produção nacional da montadora chinesa, consolidando o Brasil como centro estratégico da BYD na América Latina.

A cerimônia contará também com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do presidente global da BYD, Wang Chuanfu. A solenidade está marcada para as 11h30, na Avenida Henry Ford, dentro da área do antigo complexo industrial da Ford, que foi reconfigurado e modernizado para receber as novas linhas de montagem de veículos elétricos e híbridos.

Nova fase da indústria automotiva no Brasil

A inauguração da fábrica da BYD representa um marco na reindustrialização nacional e reforça a estratégia do governo federal de atrair investimentos sustentáveis e de alta tecnologia. A unidade de Camaçari é a primeira fábrica da BYD na América Latina e terá papel central na produção e exportação de veículos elétricos para o mercado regional.

De acordo com a empresa, o projeto prevê geração direta de até 5 mil empregos e a instalação de três linhas de produção, destinadas à montagem de automóveis elétricos, chassis de ônibus e baterias de lítio-ferro-fosfato. A expectativa é que o parque fabril alcance capacidade anual de 150 mil unidades na primeira fase, com potencial de expansão até 300 mil veículos por ano.

Rui Costa destaca cooperação entre governos e setor privado

Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o sucesso da instalação da BYD na Bahia decorre da “sintonia entre o governo federal, o governo estadual e a iniciativa privada”, evidenciando a importância da cooperação institucional para atrair grandes investimentos internacionais.

O governador Jerônimo Rodrigues ressaltou que o projeto simboliza “a retomada do protagonismo industrial da Bahia”, especialmente após o encerramento das operações da Ford em 2021. A implantação da BYD, segundo ele, “restabelece a confiança do mercado global na capacidade produtiva e logística do estado”.

Relevância estratégica da BYD para o Brasil e a América Latina

A BYD (Build Your Dreams), fundada em 1995 na China, é atualmente uma das maiores fabricantes mundiais de veículos elétricos e baterias, com presença em mais de 70 países. O complexo baiano será responsável por produzir veículos elétricos voltados tanto para o mercado interno quanto para exportação, integrando o Brasil à cadeia global de mobilidade sustentável.

Com a nova planta, o país passa a ocupar posição de destaque na transição energética e descarbonização do transporte, alinhada às metas ambientais e industriais do governo Lula, que prevê estímulos à eletromobilidade por meio de programas federais e incentivos fiscais ao setor automotivo verde.

Movimento geopolítico e econômico

A chegada da BYD a Camaçari encerra um ciclo de incertezas iniciado com o fechamento da Ford e inaugura uma nova etapa da industrialização baiana e nacional. Mais do que um investimento bilionário, trata-se de um movimento geopolítico e econômico que insere o Brasil na rota estratégica da transição energética global. No entanto, o sucesso do empreendimento dependerá da integração de fornecedores locais, da estabilidade regulatória e da ampliação da infraestrutura logística, fatores essenciais para garantir competitividade e sustentabilidade a longo prazo.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading