Nesta terça-feira (20/10/2026), a cinco dias do segundo turno da eleição presidencial, voltou ao centro do debate uma declaração feita em 13/08/2019 pelo médico Claudio Lottenberg, anunciado pelo candidato Flávio Bolsonaro (PL) para comandar o Ministério da Saúde em eventual governo. Durante seminário promovido pela Fundação Fernando Henrique Cardoso, Lottenberg afirmou que não destinaria recursos adicionais à saúde antes de melhorar a utilização do orçamento existente e sustentou que parte relevante das despesas públicas e privadas era desperdiçada. A manifestação é autêntica, mas ocorreu há sete anos e, isoladamente, não comprova que o médico tenha anunciado agora congelamento do orçamento do SUS. Em entrevista concedida em outubro de 2026, o próprio Lottenberg afirmou que não havia sido discutido corte de recursos da Saúde na campanha de Flávio.
A reaparição do vídeo ocorre em momento politicamente sensível. Flávio anunciou Lottenberg como seu escolhido para a Saúde em 28/08/2026, durante entrevista à TV Globo, e voltou a mencionar o médico no debate presidencial de 18/10/2026, quando apresentou como proposta levar ao Sistema Único de Saúde o que chamou de “padrão Einstein”, com digitalização, prontuário integrado e maior uso de tecnologia.
Declaração foi feita em debate sobre o futuro do SUS em 2019
O registro original está disponível no acervo da Fundação FHC. O encontro, intitulado O SUS no Século 21: desafios e mudanças necessárias, ocorreu em São Paulo em 13 de agosto de 2019 e reuniu especialistas, gestores públicos e representantes dos setores público e privado para discutir financiamento, atenção básica, tecnologia, saúde suplementar e eficiência.
Na ocasião, Lottenberg presidia a UnitedHealth Group Brasil e já havia comandado o Hospital Israelita Albert Einstein. Ao tratar dos recursos disponíveis para o setor, sustentou que havia desperdício tanto na rede privada quanto na pública.
A síntese publicada pela própria Fundação FHC registra a seguinte declaração:
“Não colocaria nenhum recurso adicional na saúde sem antes evoluir na alocação correta do que já temos.”
Lottenberg acrescentou naquele evento que, em sua avaliação, aproximadamente um terço das despesas poderia corresponder a desperdícios associados a exames redundantes, medicamentos sem comprovação adequada e internações desnecessárias. Trata-se de uma estimativa apresentada pelo médico naquele debate, e não de um dado que possa ser automaticamente aplicado ao orçamento federal atual.
Lottenberg defendia integração entre redes pública e privada
A posição apresentada em 2019 não se limitava ao tamanho do orçamento. Lottenberg questionava uma separação rígida entre os sistemas público e privado e defendia maior integração para obter escala e eficiência.
A Fundação FHC registrou que o médico considerava equivocada a ideia de tratar saúde pública e privada como estruturas completamente independentes. O encontro discutiu, de maneira mais ampla, parcerias público-privadas, Organizações Sociais e saúde suplementar como instrumentos possíveis de organização dos serviços.
Essa orientação permanece identificável em manifestações mais recentes. Em setembro de 2026, já depois de ser indicado por Flávio Bolsonaro, Lottenberg detalhou propostas que envolvem utilização da capacidade ociosa de prestadores privados para realização de exames e outros serviços, integração de dados por meio de prontuário eletrônico e mudança na forma como hospitais e clínicas são remunerados pelo SUS.
O modelo apresentado por ele prevê maior utilização de estruturas privadas dentro de mecanismos financiados ou contratados pelo poder público. Isso, porém, não equivale juridicamente à extinção ou privatização do SUS, que permanece organizado constitucionalmente como sistema público, universal e descentralizado.
Flávio Bolsonaro anunciou Lottenberg para o Ministério da Saúde em agosto
A vinculação direta entre o médico e a atual disputa presidencial surgiu em 28/08/2026, quando Flávio Bolsonaro afirmou em entrevista à TV Globo que havia convidado Lottenberg para comandar o Ministério da Saúde caso fosse eleito.
Na ocasião, o candidato declarou que o médico havia aceitado o convite. Foi o primeiro nome anunciado publicamente por Flávio para o primeiro escalão de um eventual governo.
Lottenberg tem formação em oftalmologia e trajetória concentrada na administração hospitalar e na saúde suplementar. Foi secretário municipal da Saúde de São Paulo em 2005, presidiu o Hospital Israelita Albert Einstein e comandou a UnitedHealth Group no Brasil. Desde 1º de setembro de 2026, está licenciado da presidência do Conselho Deliberativo do Einstein, decisão adotada pela instituição diante da exposição político-eleitoral decorrente da indicação.
Posição atual não confirma anúncio de congelamento do SUS
A principal diferença entre o vídeo que voltou a circular e o debate eleitoral atual está no alcance da declaração.
Em entrevista publicada pela Folha de S.Paulo em 08/10/2026, Lottenberg foi questionado diretamente sobre a possibilidade de cortes na Saúde diante da proposta de Flávio de reduzir estruturas e despesas federais.
Ele respondeu que “não se falou nada” sobre corte de recursos da área. Segundo o médico, a orientação transmitida pelo candidato seria melhorar a utilização dos valores disponíveis, fortalecer a atenção básica, organizar a assistência especializada e ampliar a integração das informações clínicas.
Portanto, há continuidade entre a manifestação de 2019 e a posição atual no que diz respeito à defesa de eficiência, priorização e melhor alocação dos recursos. Não há, porém, nas fontes consultadas, declaração contemporânea de Lottenberg determinando que o orçamento do SUS será formalmente congelado caso ele assuma o Ministério.
Também não foi localizada declaração na qual o médico vincule diretamente sua posição de 2019 a uma política destinada especificamente a produzir superávit fiscal.
Debate ganha dimensão maior com plano fiscal estudado pela equipe de Flávio
A controvérsia ganha relevância adicional porque o financiamento da saúde aparece, separadamente, nas discussões econômicas em torno da candidatura de Flávio Bolsonaro.
Apuração publicada em outubro apontou que integrantes de seu núcleo econômico estudaram mudanças nas despesas obrigatórias para produzir ajuste de aproximadamente 2% do PIB, equivalente a cerca de R$ 250 bilhões. Entre as possibilidades analisadas estava a mudança das regras dos pisos constitucionais de saúde e educação.
A candidatura, entretanto, afirmou posteriormente que essas propostas não constituem compromisso oficial do programa. Flávio declarou publicamente que não pretende acabar com os pisos constitucionais da saúde e da educação.
A distinção é essencial: uma coisa é a manifestação de Lottenberg, em 2019, defendendo que novos recursos só fossem adicionados depois de avanços na eficiência; outra é o estudo fiscal atribuído a integrantes da campanha em 2026. Os dois temas podem produzir consequências convergentes sobre o debate orçamentário, mas não há base documental suficiente para afirmar que constituem uma única política já formalizada.
Ministério da Saúde dispõe de cerca de R$ 270 bilhões em 2026
O debate sobre a suficiência dos recursos precisa ser analisado também à luz das dimensões financeiras do sistema.
A Lei Orçamentária Anual de 2026 fixou inicialmente em aproximadamente R$ 270,3 bilhões a dotação total do Ministério da Saúde, considerando despesas classificadas como ações e serviços públicos de saúde e outras rubricas. Ao final do primeiro quadrimestre, o orçamento atualizado estava próximo de R$ 269,9 bilhões.
Ao sancionar o Orçamento, o Ministério do Planejamento informou uma previsão de R$ 271,3 bilhões para a Saúde, diante de R$ 254,1 bilhões no exercício anterior, considerando a consolidação orçamentária divulgada pelo governo. As diferenças entre números divulgados por órgãos federais decorrem do universo de despesas, atualizações e classificações consideradas em cada demonstrativo.
A existência de um orçamento elevado em valores absolutos não encerra, entretanto, a discussão sobre suficiência. O SUS atende uma população superior a 200 milhões de habitantes e financia desde vacinação, atenção básica e vigilância sanitária até transplantes, tratamentos oncológicos, medicamentos de alto custo e serviços hospitalares.
Conselho Nacional de Saúde aponta necessidade de recomposição
A avaliação defendida por Lottenberg encontra contraponto institucional no Conselho Nacional de Saúde (CNS).
Em recomendação aprovada em 2026, o órgão solicitou ao governo federal a apresentação de cronograma para recompor pelo menos R$ 65 bilhões que, segundo o conselho, corresponderiam a perdas acumuladas provocadas pela Emenda Constitucional nº 95/2016, responsável pelo antigo teto de gastos.
O CNS também apontou problemas de execução financeira e defendeu aceleração do empenho e da liquidação de despesas destinadas às ações e serviços públicos de saúde.
Há, portanto, duas dimensões distintas na discussão. Uma trata do volume disponível; a outra, da capacidade de execução e qualidade do gasto. A existência de desperdícios ou falhas gerenciais não demonstra, por si só, que o financiamento seja suficiente, assim como a constatação de insuficiência em determinados serviços não elimina a necessidade de aprimorar a gestão.
Brasil tem gasto total elevado, mas participação pública é menor que em países da OCDE
Dados consolidados pelo próprio Ministério da Saúde ajudam a dimensionar essa diferença.
Em 2022, último ano apresentado no relatório harmonizado do Sistema de Contas de Saúde citado pelo Ministério, o Brasil desembolsou aproximadamente R$ 946,2 bilhões em despesas correntes com saúde, equivalentes a 9,39% do PIB.
Do total, aproximadamente R$ 429,4 bilhões, ou 45,4%, vieram do setor público. Outros R$ 516,8 bilhões tiveram origem privada, divididos praticamente pela metade entre planos de saúde e pagamentos feitos diretamente pelas famílias.
O documento observa que a proporção total do PIB destinada à saúde é semelhante à média de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, mas a composição difere. Enquanto aproximadamente 76% das despesas nos países da OCDE são financiadas pelo setor público, a participação pública brasileira ficou abaixo da metade do gasto total naquele levantamento.
Isso torna imprecisa uma conclusão baseada apenas na afirmação de que o Brasil “gasta muito”. A discussão depende de quanto se gasta, quem financia, para qual população, como o dinheiro é distribuído e quais resultados são obtidos.
Linha do tempo dos principais acontecimentos
- 13/08/2019 — Claudio Lottenberg participa, na Fundação FHC, do debate O SUS no Século 21: desafios e mudanças necessárias. Afirma que não destinaria recursos adicionais à saúde antes de melhorar a alocação do dinheiro existente e sustenta haver desperdícios relevantes nos sistemas público e privado.
- 28/08/2026 — Flávio Bolsonaro anuncia, durante entrevista à TV Globo, que Lottenberg foi convidado para ser ministro da Saúde em eventual governo do PL.
- 01/09/2026 — Lottenberg licencia-se da presidência do Conselho Deliberativo do Einstein diante de sua vinculação à campanha presidencial.
- 28/09/2026 — Em entrevista ao JOTA, o médico detalha propostas de integração com prestadores privados, utilização de capacidade ociosa, prontuário eletrônico e mudanças na remuneração do SUS.
- 08/10/2026 — Reportagem revela estudos no núcleo econômico de Flávio para ajuste de até R$ 250 bilhões, incluindo hipóteses envolvendo os pisos de saúde e educação; a candidatura afirma que as medidas não são propostas oficiais.
- 08/10/2026 — Lottenberg afirma à Folha que não houve conversa sobre corte de recursos da Saúde e volta a defender melhor utilização do orçamento existente.
- 18/10/2026 — No debate da Band, Flávio reafirma sua escolha de Lottenberg e apresenta a proposta de levar ao SUS o chamado “padrão Einstein”.
- 19/10/2026 — Trechos da manifestação de Lottenberg em 2019 voltam a circular nas redes sociais e passam a ser associados ao debate eleitoral sobre financiamento do SUS.
- 25/10/2026 — Eleitores brasileiros irão às urnas no segundo turno da eleição presidencial.
Análise crítica jornalística e conclusão editorial
O fato documental central é que Claudio Lottenberg efetivamente afirmou, em 2019, que não colocaria recursos adicionais na saúde antes de melhorar a utilização do dinheiro disponível. A declaração está registrada pela instituição que promoveu o debate. Também é comprovado que ele defende maior integração entre os setores público e privado e que, sete anos depois, foi anunciado por Flávio Bolsonaro para o Ministério da Saúde.
A formulação segundo a qual o médico teria anunciado que “congelará os investimentos no SUS”, entretanto, vai além do que os documentos permitem afirmar. A manifestação original condicionava novos aportes a melhorias de eficiência; não estabelecia um congelamento plurianual, não definia valores e não constituía programa eleitoral. Em outubro de 2026, Lottenberg afirmou que não houve discussão sobre corte de recursos da Saúde. Essa declaração atual também precisa ser confrontada, contudo, com estudos atribuídos ao núcleo econômico de Flávio que alcançaram os pisos constitucionais — estudos que o próprio candidato diz não ter adotado como compromissos.
O debate substantivo não se resume, portanto, à autenticidade do vídeo. Está em disputa qual será a combinação entre financiamento público, eficiência administrativa, saúde suplementar, contratação privada e proteção constitucional dos recursos do SUS. Os dados disponíveis mostram simultaneamente problemas de gestão e execução e pressões financeiras estruturais. O Conselho Nacional de Saúde reivindica recomposição bilionária, enquanto Lottenberg sustenta que ganhos de eficiência precisam preceder novos aportes. São diagnósticos parcialmente diferentes sobre um sistema que precisa financiar atenção básica, medicamentos, hospitais, tecnologia e assistência especializada em escala nacional.
A questão de interesse público que permanece aberta é concreta: qual orçamento federal para a Saúde seria adotado em um eventual governo Flávio Bolsonaro, quais regras constitucionais seriam preservadas e qual seria a participação das empresas privadas na prestação dos serviços. Até que campanha, candidato e indicado apresentem números, metas e desenho orçamentário completos, não há base para afirmar um congelamento já decidido, mas as declarações históricas de Lottenberg e os estudos fiscais conhecidos tornam legítima a cobrança por esclarecimentos antes da votação de 25/10/2026.








Deixe um comentário