Exploração do pré-sal deve beneficiar sociedade, defende ministro

Brasília – O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse hoje (18/08/2010) que até 2014 o Brasil deverá investir US$ 224 bilhões na exploração do petróleo na camada pré-sal. Segundo ele, toda a sociedade vai se beneficiar desse investimento. A previsão é de produzir 5 milhões de barris por mês.

Ele ressaltou, durante o 1º Seminário Brasileiro do Pré-Sal, que o marco regulatório vai definir os papéis dos órgãos envolvidos na exploração do pré-sal. O chefe de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Beto Vasconcelos, acredita que depois das eleições será aprovado o projeto que falta para compor o marco regulatório. Falta apenas o que define o modelo de partilha e prevê o Fundo Social.

Segundo ele, é necessário o marco por conta da mudança do modo de exploração gerado com a descoberta do pré-sal. “Antes tínhamos o modelo de alto risco e baixo rendimento. No pré-sal será o contrário. Por isso é necessário regras para que a sociedade possa se apropriar da renda gerada por esse modelo. Isso é fundamental para reverter à sociedade os benefícios.”

O 1º Seminário Brasileiro do Pré-Sal é uma iniciativa conjunta do Ministério de Minas e Energia, da Escola da Advocacia-Geral da União, Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e da Universidade de Brasília.

*Com informações da Agência Brasil


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading