Conjuntura política, reforma agrária, luta de classes, programas sociais do governo federal, nova lei de assistência técnica e extensão rural pública, Código Florestal, a luta contra os agrotóxicos e o licenciamento ambiental foram os assuntos da pauta de debate dos trabalhadores sem terra no 15º encontro regional do MST, realizado em Feira de Santana.
A abertura dos trabalhos, que vai até domingo (27), aconteceu nesta sexta-feira (26/11/2011) com a palestra do deputado estadual Marcelino Galo (PT), vice-líder do governo da Assembleia Legislativa. Em sua fala, o parlamentar destacou a atuação na “Casa do Povo” e citou projetos de leis que estão em tramitação e que beneficiam diretamente os agricultores familiares.
“Fizemos um balanço da atuação do movimento no país e na Bahia. Também foi preciso explicar mais de alguns projetos em tramitação na Assembleia, como o das terras devolutas e os que oficializam a remissão de dívidas de agricultores e assentados de reforma agrária. Englobamos ainda essa crise mundial que assola países da Europa e os Estados Unidos, assim deu pra entender o porquê do Brasil ser um país estratégico, principalmente na produção de alimentos”, explica o parlamentar petista.
A Regional Recôncavo do MST está sob a coordenação do dirigente estadual do MST, Weldes Valeriano, e aglutina os Territórios do Litoral Norte, Portal do Sertão e Sisal. Os encontros regionais do MST acontecem até este domingo (27) em oito regiões distintas na Bahia e são preparatórios para o encontro estadual, que acontecerá entre os dias 7 e 10, no município de Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia. “Nesses encontros estão sendo discutidos também as ações do movimento em 2011 e o planejamento de atividades para 2012, as estratégicas de novas ocupações, as reivindicações e o aniversário dos 25 anos do MST”, finaliza Valeriano.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




