A América Latina está avançando no campo da Inteligência Artificial (IA), com o Chile liderando o índice de capacidades recentemente revelado pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe das Nações Unidas (CEPAL). No entanto, apesar dos avanços, a região ainda enfrenta desafios relacionados à falta de supercomputadores e à fuga de talentos, que criam uma lacuna em relação a países mais avançados na área.
O índice foi compilado pelo Centro Nacional de Inteligência Artificial (CENIA) do Chile, considerando fatores como infraestrutura, formação profissional, capital humano avançado e pesquisa. O Chile lidera o índice com uma pontuação de 72,67, graças à implementação da tecnologia 5G e à rápida Internet. No entanto, o país também enfrenta a fuga de talentos e um desempenho relativamente fraco em termos de patentes.
O México e o Brasil são os líderes regionais em termos de patentes de IA, concentrando cerca de 95% delas, enquanto o restante dos países compartilha os 5% restantes. O Brasil ocupa a segunda posição no índice, com 65,31 pontos, seguido pelo Uruguai em terceiro lugar com 54,99. Outros países como Argentina, Colômbia, Peru e Costa Rica também mostram avanços no campo da IA.
Apesar dos desafios, o diretor de relações com o CENIA, Rodrigo Durán, destacou que os sistemas locais estão amadurecendo e não dependem mais exclusivamente de profissionais estrangeiros. No entanto, ele apontou a falta de poder de computação disponível como uma das razões para a lacuna entre a América Latina e países mais desenvolvidos em relação à IA. Apenas o Brasil possui um supercomputador, enquanto o restante da região enfrenta limitações de infraestrutura.
A pesquisa também revelou uma fuga de talentos de cerca de 7% nas últimas três décadas, destacando a importância de fortalecer a formação profissional e reter especialistas no campo da IA na região. Embora a América Latina ainda enfrente desafios, o índice demonstra um progresso significativo e o potencial de crescimento na área da Inteligência Artificial na região.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




