A Concessionária Ponte Salvador-Itaparica anunciou um marco significativo na realização do ambicioso projeto de construção do Sistema Rodoviário. Iniciando as sondagens em terra, a equipe perfurou o solo do município de Vera Cruz nesta quarta-feira (31/01/2024), dando início a uma fase crucial para entender as características do solo e definir a fundação da monumental ponte. Com uma máquina perfuratriz, amostras precisas foram coletadas no local exato dos futuros pilares, sendo enviadas para análises detalhadas em laboratório. Essa etapa em terra é apenas o prelúdio, pois, de acordo com o cronograma, a sondagem no mar está programada para iniciar em março, abrangendo áreas de águas rasas e profundas. Expectativa é que processo seja encerrado em dezembro de 2024.
O presidente da Concessionária, Cláudio Villas Boas, enfatizou o significado desse passo crucial, destacando o apoio do Governo do Estado. O projeto não se limita a uma ponte; é um Sistema Rodoviário com a promessa de distribuir renda, gerar empregos e fomentar o desenvolvimento econômico em toda a Bahia. Além da colossal ponte sobre o mar, com 12,4 km, novos acessos viários e estruturas em Salvador e Vera Cruz, bem como uma nova via expressa e a duplicação de trechos da BA-001, compõem essa transformadora iniciativa.
O investimento de cerca de R$ 9 bilhões resulta de uma Parceria Público-Privada (PPP) com o consórcio chinês formado pela China Railway 20th Bureau Group Corporation (CR20) e China Communications Construction Company (CCCC). O contrato de concessão da Ponte Salvador-Itaparica é de 35 anos, assinado em novembro de 2020, solidifica a colaboração que visa não apenas construir uma ponte, mas moldar o futuro econômico e infraestrutural da Bahia.










Deixe um comentário