Deputado Rosemberg Pinto rebate ACM Neto e diz que ex-prefeito de Salvador “não tem moral” para falar de educação

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), reagiu nesta quarta-feira (03/06/2026) às críticas feitas pelo pré-candidato ao governo da Bahia ACM Neto sobre a qualidade da educação no estado. Em tom duro, o parlamentar afirmou que o ex-prefeito de Salvador “não tem moral” para dar lições sobre o tema e associou a gestão municipal anterior a déficits na educação infantil, à falta de creches e a questionamentos envolvendo o programa Pé na Escola, atualmente sob apuração de órgãos de controle.

Para Rosemberg Pinto, a tentativa de ACM Neto de transformar a educação estadual em alvo central do debate político ignora problemas acumulados na capital baiana durante os anos em que o grupo político do ex-prefeito comandou a Prefeitura de Salvador.

Quem deixou Salvador com a pior taxa de alfabetização infantil entre as capitais brasileiras não tem o direito de apontar o dedo para ninguém”, afirmou o deputado, segundo texto divulgado à imprensa.

O parlamentar também cobrou explicações sobre promessas de ampliação de creches que, segundo ele, não teriam sido cumpridas na escala necessária durante a administração de ACM Neto. A crítica mira especialmente a política municipal de educação infantil, área em que a oferta de vagas públicas tem sido historicamente um dos principais desafios das grandes capitais brasileiras.

Programa Pé na Escola entra no centro da disputa política

Rosemberg citou o programa Pé na Escola, criado pela Prefeitura de Salvador para ampliar o atendimento na educação infantil por meio do custeio de vagas em instituições privadas conveniadas. O programa passou a ser investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) na Bahia e também foi objeto de recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), diante de suspeitas de irregularidades, falhas de planejamento, uso excessivo de vagas privadas e possível desvio da função complementar da política pública.

De acordo com informações publicadas pelo Bahia Notícias, o MPF instaurou inquérito civil para apurar possíveis irregularidades na execução do programa em Salvador, incluindo suspeitas de transferência excessiva de recursos públicos para instituições privadas, o que poderia sugerir processo de privatização indireta da educação infantil em detrimento da rede municipal.

O MPBA também recomendou a revisão dos critérios do Pé na Escola, ressaltando que a utilização de vagas em instituições privadas deve ter caráter excepcional, temporário e subsidiário, apenas quando esgotadas as possibilidades de atendimento pela rede pública municipal.

Deputado ironiza proposta de alinhar educação ao mercado

Rosemberg também criticou a proposta de ACM Neto de aproximar a educação das demandas do mercado de trabalho. Para o líder governista, o discurso do ex-prefeito estaria dissociado dos problemas concretos da educação infantil em Salvador.

O mercado que interessa a ele certamente não é o do trabalho. É o mercado que atende os negócios dos amigos”, afirmou Rosemberg, em referência às suspeitas envolvendo contratos e repasses no âmbito do programa Pé na Escola.

Bahia registra avanço no Ideb do ensino médio estadual

Na defesa da gestão estadual, Rosemberg citou o avanço da Bahia no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Segundo dados divulgados pelo Governo da Bahia com base em levantamento do Ministério da Educação, o Ideb do ensino médio estadual passou de 3,2 em 2019 para 3,5 em 2021 e 3,7 em 2023, configurando crescimento em três edições consecutivas.

O Ideb, indicador criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), combina dois fatores: o fluxo escolar, medido por dados de aprovação, e o desempenho dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O índice varia de 0 a 10 e é utilizado como referência nacional para monitorar a qualidade da educação básica.

Para o governo estadual, a melhora no indicador é apresentada como resultado de investimentos em infraestrutura escolar, ampliação do tempo integral e reorganização da rede de ensino.

Governo da Bahia cita expansão do tempo integral

Outro ponto destacado por Rosemberg é a expansão das escolas em tempo integral na rede estadual. O Governo da Bahia informou que, entre 2023 e 2025, destinou R$ 9,5 bilhões à infraestrutura escolar, incluindo modernização, ampliação de unidades e entrega de novas escolas em tempo integral.

Em abril de 2026, o governo estadual anunciou um pacote com 95 novas escolas de tempo integral, com previsão de contemplar diferentes territórios de identidade da Bahia. A medida integra a estratégia da gestão estadual de ampliar a permanência dos estudantes na escola e melhorar as condições de aprendizagem.

No plano nacional, o Inep informou que o Brasil atingiu em 2025 o maior percentual de matrículas em tempo integral dos últimos quatro anos, com avanço de 15,1% para 25,8% na rede pública entre 2021 e 2025. O órgão atribuiu parte desse crescimento ao Programa Escola em Tempo Integral, criado em 2023 pelo Ministério da Educação.

Bahia aparece entre os estados com maior volume de inscrições no Enem

A Bahia também figura entre os estados com maior participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em 2025, o Ministério da Educação informou que o estado teve 428.019 inscrições confirmadas, das quais 103.317 eram de estudantes concluintes do ensino médio público.

O dado é utilizado politicamente pelo governo estadual para sustentar a tese de ampliação do acesso dos jovens baianos ao ensino superior. Embora o número de inscrições não meça, isoladamente, qualidade educacional, ele indica capilaridade do exame no estado e relevância da Bahia no universo nacional de candidatos ao Enem.

Para Rosemberg, os indicadores de Ideb, Enem e expansão da rede física contradizem a narrativa de ACM Neto.

Os números do Ideb, do Enem e das centenas de escolas entregues por todo o estado falam por si. Neto pode repetir a narrativa no palanque, mas a realidade das crianças de Salvador sem creche e sem alfabetização é o verdadeiro legado dele”, afirmou.

Debate sobre educação deve marcar disputa de 2026

A reação de Rosemberg Pinto ocorre em um contexto de antecipação do debate eleitoral de 2026. ACM Neto, que já disputou o governo da Bahia em 2022, tem intensificado críticas à gestão estadual, enquanto aliados do governador Jerônimo Rodrigues procuram associar o ex-prefeito a problemas administrativos herdados da capital.

No campo educacional, a disputa tende a se concentrar em dois eixos: de um lado, a oposição deve explorar os baixos indicadores históricos da Bahia em avaliações nacionais; de outro, o governo estadual buscará destacar investimentos recentes, avanços no Ideb e expansão do tempo integral.

Rosemberg concluiu afirmando que o debate sobre educação é legítimo, mas deve ser feito com responsabilidade.

Quem não construiu o que prometeu não pode cobrar de quem está construindo”, declarou.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading