Deputado Bobô estima 10 mil no PGP em Jequié e defende democracia participativa

O deputado estadual Bobô (PCdoB) afirmou, na quinta-feira (09/07/2026), que cerca de 10 mil pessoas participaram da plenária do Programa de Governo Participativo (PGP), realizada em Jequié, no sudoeste da Bahia. Segundo o parlamentar, a presença de moradores e lideranças políticas de municípios do Médio Rio de Contas demonstrou a capacidade de mobilização do grupo governista e reforçou a importância da participação popular na formulação do plano de governo liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Bobô associa participação no PGP à escuta popular

A estimativa de público foi divulgada pelo deputado, mas as informações apresentadas não especificam a metodologia utilizada na contagem nem identificam a instituição responsável pelo levantamento. A plenária reuniu representantes de diferentes municípios do território, além de lideranças políticas vinculadas à base que apoia o governador.

Bobô interpretou a mobilização como uma demonstração de confiança no modelo de construção programática adotado pelos governos petistas na Bahia. Para o parlamentar, a consulta direta aos moradores permite identificar demandas específicas e estabelecer prioridades com base nas condições sociais e econômicas de cada região.

“O PGP é uma tradição dos governos do PT. É ouvindo a população que são definidas as prioridades e as políticas públicas para os próximos anos”, declarou.

PGP 2026 percorre territórios de identidade da Bahia

Denominado PGP 2026 — Encontros com o Futuro, o programa foi apresentado pelo PT da Bahia como uma iniciativa destinada a percorrer os 27 territórios de identidade do estado. O objetivo anunciado é reunir lideranças, movimentos sociais e representantes da sociedade civil para formular propostas que poderão integrar o programa eleitoral do grupo liderado por Jerônimo Rodrigues.

O ciclo de encontros começou em maio de 2026, com atividades em Irecê e Seabra. Segundo a direção estadual do PT, a iniciativa reúne partidos aliados e aborda temas como educação, juventude, igualdade racial, participação das mulheres, sustentabilidade, tecnologia e inovação. As informações sobre a estrutura e os objetivos do programa foram divulgadas pelo próprio partido na apresentação do PGP 2026.

Ao comentar a plenária de Jequié, Bobô afirmou que o governador tem percorrido diferentes regiões para receber diretamente reivindicações, propostas e avaliações da população. Na interpretação do deputado, os encontros devem transformar as contribuições territoriais em elementos do planejamento político e administrativo para os próximos anos.

“Jerônimo ouve o povo de verdade para elaborar seu plano de governo. Não é uma ação de marketing nem um evento para produzir imagens. É participação popular transformada em planejamento”, disse.

Deputado contrapõe Jerônimo Rodrigues e ACM Neto

A manifestação de Bobô também inseriu o encontro de Jequié na disputa eleitoral pelo Governo da Bahia. O deputado contrapôs a estratégia de Jerônimo Rodrigues à atuação do ex-prefeito de Salvador e pré-candidato oposicionista ACM Neto (União Brasil).

Segundo o parlamentar, enquanto o governador promove encontros destinados à formulação coletiva de propostas, o adversário estaria concentrado em agendas de caráter publicitário. A comparação constitui uma avaliação político-partidária de Bobô e deve ser compreendida no contexto de seu alinhamento com o atual governo.

“A resposta do povo está nas plenárias lotadas. Quem participa sabe a diferença entre ouvir de fato e apenas fazer campanha”, concluiu.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading