Rui Costa encontra prefeitos durante convenção que, com a presença do presidente Lula, homologa chapa de Jerônimo na Bahia

No Parque de Exposições, em Salvador, Rui Costa deixou a área reservada da chapa majoritária para cumprimentar lideranças municipais e candidatos antes da convenção governist deixou a área destinada aos integrantes da chapa majoritária para interagir com prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, candidatos proporcionais, militantes e apoiadores, neste sábado (01/08/2026), no Parque de Exposições da Bahia, em Salvador, antes do início da convenção que homologou as candidaturas do governador Jerônimo Rodrigues à reeleição, de Geraldo Júnior a vice-governador e de Jaques Wagner e Rui Costa às duas vagas destinadas ao estado no Senado Federal. O encontro contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e marcou a passagem da articulação pré-eleitoral para a fase formal das Eleições Gerais de 2026. osta deixa área reservada e aproxima-se das lideranças municipais

A movimentação ocorreu durante os preparativos para a abertura da convenção. Ao chegar ao Parque de Exposições, Rui Costa dirigiu-se inicialmente ao espaço reservado aos integrantes da composição majoritária, mas deixou o local para circular entre as delegações políticas procedentes de diferentes municípios da Bahia.

O ex-governador recebeu abraços, participou de fotografias e gravou vídeos com representantes do interior, além de conversar com postulantes à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa da Bahia. O episódio foi apresentado por sua equipe política como uma “quebra de protocolo”, expressão relacionada à decisão de abandonar momentaneamente a área reservada, sem que tenha sido informado o descumprimento de qualquer regra formal da organização.

A aproximação ocorreu antes da abertura oficial do evento e procurou evidenciar a relevância atribuída pelo grupo governista às bases municipais. As caravanas, lideranças regionais e equipes de candidatos proporcionais ocuparam papel importante na mobilização realizada no Parque de Exposições, que reuniu integrantes da coalizão estadual e apoiadores das candidaturas majoritárias. itos são apontados como agentes centrais da campanha eleitoral

Durante o contato com as lideranças, Rui Costa afirmou que prefeitos e prefeitas deverão exercer participação decisiva na campanha eleitoral de 2026. Segundo ele, os gestores municipais desempenham função fundamental na construção e na execução de políticas públicas, especialmente por manterem contato direto com as demandas das comunidades.

“Prefeitos e prefeitas são fundamentais para a construção de políticas públicas e, historicamente, nosso grupo político sempre tratou as lideranças do interior do Estado com respeito, com trabalho conjunto e parceria, independentemente de partido eleitoral”, declarou Rui Costa.

A manifestação procurou associar a estratégia eleitoral da chapa à cooperação entre União, Governo do Estado e administrações municipais. Rui também sustentou que o relacionamento institucional com os municípios deve ultrapassar as divisões partidárias, argumento recorrente entre integrantes da base governista ao defender parcerias administrativas com prefeituras comandadas por diferentes legendas.

“Ninguém governa sozinho, é sempre do lado do povo, aqui na Bahia e no Brasil, com o presidente Lula”, completou.

A participação dos prefeitos na campanha possui importância política por causa da capacidade de articulação local, da proximidade com o eleitorado e da influência exercida sobre vereadores, lideranças comunitárias e organizações municipais. Esse apoio, entretanto, não representa transferência automática de votos, uma vez que o resultado dependerá da atuação das demais candidaturas, do desenvolvimento da campanha e da decisão dos eleitores.

Convenção formaliza composição governista para as Eleições 2026

O evento realizado no Parque de Exposições correspondeu à convenção estadual da Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, com a participação dos demais partidos integrantes da base governista na Bahia. A reunião homologou internamente as candidaturas majoritárias e proporcionais apoiadas pela coalizão.

A composição estadual confirmou Jerônimo Rodrigues como candidato à reeleição ao Governo da Bahia e Geraldo Júnior, do MDB, como candidato a um segundo mandato de vice-governador. Para as duas vagas ao Senado, foram escolhidos o senador Jaques Wagner, candidato à reeleição, e Rui Costa, ex-governador e ex-ministro da Casa Civil.

A escolha em convenção constitui uma etapa partidária obrigatória, mas não equivale ao registro definitivo das candidaturas. Após a homologação, partidos, federações e coligações precisam apresentar os pedidos à Justiça Eleitoral até 15 de agosto de 2026, quando os nomes passam a ser submetidos à análise jurídica dos tribunais eleitorais. da Casa Civil abriu caminho para a candidatura ao Senado

Rui Costa encerrou seu ciclo à frente da Casa Civil da Presidência da República no final de março de 2026, depois de exercer o cargo desde o início do terceiro mandato de Lula. A saída foi anunciada pelo Governo Federal como parte da preparação do ex-ministro para disputar uma vaga no Senado pela Bahia. nador por dois mandatos, entre 2015 e 2022, Rui passou a integrar a articulação eleitoral estadual ao lado de Jerônimo Rodrigues, Geraldo Júnior e Jaques Wagner. Desde a desincompatibilização do cargo federal, participou de agendas políticas, reuniões partidárias e encontros territoriais destinados à organização da chapa governista.

A estratégia foi associada ao Programa de Governo Participativo — PGP 2026, organizado para percorrer os 27 territórios de identidade da Bahia. As plenárias reuniram gestores municipais, parlamentares, movimentos sociais, representantes de setores produtivos e integrantes da sociedade civil para recolher propostas destinadas a um eventual segundo mandato de Jerônimo Rodrigues entre 2027 e 2030. iorização orienta articulação da base governista

O contato de Rui Costa com prefeitos antes da convenção integra uma estratégia mais ampla de interiorização da campanha. Ao longo do período pré-eleitoral, a base governista realizou encontros regionais e reuniões com gestores municipais para organizar apoios, estruturar comitês e ampliar a mobilização territorial.

Na avaliação dos dirigentes da coalizão, as administrações municipais são responsáveis por aproximar os projetos estaduais e federais das necessidades locais. Obras de infraestrutura, serviços de saúde, educação, assistência social, mobilidade e abastecimento dependem, em diferentes níveis, da cooperação entre os entes federativos.

No ambiente eleitoral, essa relação administrativa também assume dimensão política. Prefeitos e ex-prefeitos costumam participar da organização das agendas, reunir lideranças, indicar prioridades regionais e atuar como interlocutores entre as candidaturas majoritárias e as comunidades. A convenção procurou transformar essa rede municipal em instrumento de mobilização para a campanha que começará oficialmente em agosto.

Linha do tempo da articulação política e do calendário eleitoral

  • 28/03/2026 — A Casa Civil anuncia o encerramento do ciclo de Rui Costa no ministério e informa que ele deixaria o cargo para disputar o Senado pela Bahia. /2026 —** A base governista inicia o Programa de Governo Participativo 2026, com a proposta de percorrer os 27 territórios de identidade do estado. /2026 —** Começa o período autorizado pela Justiça Eleitoral para a realização das convenções partidárias e federativas. /2026 —** O PT Bahia realiza sua convenção interna na sede estadual da legenda, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. /2026 —** Rui Costa deixa a área reservada para encontrar prefeitos e candidatos antes da convenção no Parque de Exposições; posteriormente, o evento homologa a chapa formada por Jerônimo Rodrigues, Geraldo Júnior, Jaques Wagner e Rui Costa. /2026 —** Termina o prazo legal para a realização das convenções.
  • 15/08/2026 — Encerra-se o prazo para o protocolo dos pedidos de registro das candidaturas.
  • 16/08/2026 — Começa a propaganda eleitoral geral nas ruas e na internet.
  • 28/08/2026 — Inicia-se a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.
  • 04/10/2026 — O primeiro turno das Eleições Gerais será realizado em todo o país.
  • 25/10/2026 — Ocorre eventual segundo turno para presidente da República e governador. nha oficial começa em 16 de agosto

Até o início da propaganda eleitoral geral, os partidos e candidatos permanecem submetidos às regras do período de pré-campanha e das convenções. O Tribunal Superior Eleitoral estabelece que a divulgação eleitoral nas ruas e na internet somente será autorizada a partir de 16 de agosto, após o encerramento dos prazos de escolha e registro das candidaturas.

As atas das convenções e as listas de presença precisam ser transmitidas à Justiça Eleitoral por meio do Sistema de Candidaturas. Caberá posteriormente aos tribunais analisar as condições de elegibilidade, eventuais impugnações e a regularidade documental dos postulantes escolhidos pelas legendas. ção realizada em Salvador, portanto, não encerrou o processo jurídico-eleitoral. O evento consolidou a decisão política da federação e dos partidos aliados, mas a condição formal das candidaturas ainda dependerá dos pedidos de registro e da análise da Justiça Eleitoral.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading