Nesta segunda-feira (02/12/2024), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, realizou uma visita técnica às obras da nova fábrica da BYD em Camaçari, Bahia. Durante o evento, foi anunciada a abertura de 10 mil vagas de emprego até 2025 e a ampliação do projeto para dobrar o número de postos diretos em 2026, totalizando 20 mil empregos. O empreendimento, fruto de um investimento de R$ 5,5 bilhões, posiciona o estado como um dos principais polos brasileiros de produção de veículos eletrificados e baterias.
De acordo com Rui Costa, a instalação da fábrica não apenas amplia a oferta de empregos, mas eleva a qualidade das vagas disponíveis, com maior incorporação de tecnologias avançadas. O ministro também destacou os impactos na competitividade do setor automotivo brasileiro, que já anunciou mais de R$ 100 bilhões em novos investimentos para os próximos anos.
“Essa iniciativa traz benefícios não apenas para a economia, mas também para o meio ambiente, ao promover cidades menos poluídas e tecnologias mais limpas”, afirmou Costa.
A BYD prevê o início da produção no primeiro semestre de 2025, com capacidade inicial de 150 mil veículos por ano, podendo chegar a 300 mil na segunda fase. A empresa planeja lançar três modelos automotivos e reforçar sua atuação com a fabricação de baterias para veículos elétricos. Durante o evento, líderes globais da BYD, como Stella Li, CEO para as Américas e Europa, destacaram o potencial transformador da planta baiana para o mercado nacional.
Rui Costa também aproveitou para ressaltar os eixos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que incluem a transição energética e a ampliação da infraestrutura sustentável. Segundo o ministro, estão previstos 2.500 novos ônibus elétricos para atender cidades brasileiras, além de iniciativas para expandir a produção de placas solares e criar plantas de reserva de energia, garantindo maior acessibilidade e estabilidade ao sistema energético nacional.

Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




