Ex-ministro Rui Costa contesta ACM Neto sobre Ponte Salvador–Itaparica e leva obra ao centro da disputa eleitoral na Bahia

O candidato ao Senado Rui Costa (PT) publicou, nesta sexta-feira (14/08/2026), um vídeo no qual critica ACM Neto (União Brasil) por classificar a construção da Ponte Salvador–Itaparica como “enrolação”. Ex-governador da Bahia e ex-ministro da Casa Civil, o petista afirmou que o tom adotado pelo candidato ao Governo do Estado seria incompatível com a relevância econômica e regional do empreendimento, iniciado em julho pelo Governo da Bahia, e vinculou a execução da obra à parceria política e administrativa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

ACM Neto questiona início da construção da ponte

O vídeo divulgado por Rui Costa reproduz uma declaração na qual ACM Neto questiona se a construção da ponte efetivamente começou. O ex-prefeito de Salvador afirma que representantes do governo estiveram no canteiro para anunciar o início do empreendimento, mas sustenta que a estrutura ainda não existe.

Foram no canteiro [de obras] pra dizer que a obra está começando. Aí você vai lá ver se a ponte começou. Na verdade, ela não existe, né? Ela é uma enrolação”, declarou ACM Neto no trecho exibido.

A afirmação procura estabelecer uma diferença entre a instalação e a mobilização dos canteiros e a existência física da ponte. Ao empregar o termo “enrolação”, o candidato do União Brasil não se limita a questionar o estágio da construção, mas contesta a credibilidade política da apresentação feita pelo governo estadual.

Rui Costa concentrou sua reação no tom e no significado atribuído à declaração. Para o candidato ao Senado, a manifestação de Neto desconsidera a importância estratégica do projeto e trata com ironia um empreendimento associado à integração territorial e ao desenvolvimento econômico da Bahia.

Inacreditável, um sorriso de deboche, brincadeirinha, com algo tão relevante ao desenvolvimento da Bahia. Eu pergunto a você, isso é postura de um candidato ao governador do nosso estado? Eu acho que não é”, afirmou Rui Costa.

Rui Costa destaca impactos regionais da Ponte Salvador–Itaparica

Ao defender a construção da ponte, o ex-governador ampliou o debate para além da ligação entre Salvador e a Ilha de Itaparica. Segundo ele, os efeitos do empreendimento alcançam as ilhas, o Baixo Sul, o Recôncavo e o sul da Bahia.

A argumentação apresentada no vídeo situa a obra como instrumento de desenvolvimento regional, em contraposição à abordagem adotada por ACM Neto. Rui sustentou que a dimensão do projeto exige responsabilidade dos candidatos e afastou a possibilidade de tratá-lo como objeto de ironia eleitoral.

Essa obra é muito importante para todo o estado da Bahia. Em especial para as ilhas, para o Baixo Sul, para o Recôncavo, para o sul do nosso estado”, declarou.

O vídeo também apresenta imagens dos canteiros localizados em Maragogipe, Vera Cruz e Simões Filho.

Petista cobra seriedade no debate sobre infraestrutura

Rui Costa afirmou que a Bahia espera dos candidatos uma postura compatível com a importância das decisões relacionadas à infraestrutura estadual. O ex-ministro contrapôs o que classificou como “sorriso debochado” à defesa de trabalho, planejamento e capacidade de realização.

A Bahia não quer brincadeirinha de mau gosto, nem sorriso debochado. A Bahia quer trabalho, seriedade de quem trabalha e de quem realiza grandes obras em Salvador e em todo o estado. A Bahia não tem lugar para quem pensa pequeno.

A declaração desloca o confronto para a avaliação dos perfis políticos que disputam as eleições de 2026. Rui procura associar seu grupo à execução de grandes obras, enquanto atribui ao adversário uma postura de descrédito diante de projetos conduzidos pelo governo estadual.

Ponte Salvador–Itaparica integra confronto das Eleições 2026

A reação de Rui Costa ocorre durante a campanha estadual de 2026, na qual os principais grupos políticos da Bahia disputam o controle do Executivo e as duas cadeiras do Senado submetidas à eleição.

O ex-governador concorre ao Senado ao lado de Jaques Wagner (PT). A chapa vinculada ao presidente Lula é liderada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), candidato à reeleição. ACM Neto disputa o Governo da Bahia pelo União Brasil e é identificado no conteúdo fornecido com o grupo político da candidatura presidencial de Flávio Bolsonaro (PL).

No encerramento do vídeo, Rui relacionou a Ponte Salvador–Itaparica à parceria entre os governos estadual e federal. O candidato afirmou que a Bahia seguirá ao lado de Lula na execução de obras destinadas a promover o desenvolvimento do estado.

A menção ao presidente insere a discussão sobre a ponte na divisão nacional entre os grupos políticos. Infraestrutura, investimentos públicos e capacidade de execução passam a funcionar simultaneamente como temas administrativos e elementos das estratégias eleitorais.

Ao colocar Lula no centro da defesa do empreendimento, Rui procura reforçar a integração entre seu projeto eleitoral, a candidatura de Jerônimo Rodrigues e o governo federal. A crítica a ACM Neto, por outro lado, busca apresentar o candidato do União Brasil como adversário não apenas do governo estadual, mas também de uma obra tratada pelo campo petista como estratégica para diferentes regiões da Bahia.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner de Carlos Augusto.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading