Polícia Federal deflagra 6ª e 7ª fases da Operação Faroeste; 36 mandados são cumpridos; Ex-chefe do MPBA e secretário estadual são afastados das funções

A Polícia Federal, atendendo à decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), deflagrou nesta segunda-feira (14/12/2020), as 6ª e 7ª fases da Operação Faroeste. O objetivo é a desarticulação de possível esquema criminoso voltado à venda de decisões judiciais por juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, desta vez, com a participação de membros de outros poderes, que operavam a blindagem institucional do esquema.

São investigados possíveis crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de ativos, evasão de divisas, organização criminosa e tráfico de influência.

Estão sendo cumpridos 36 mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador, Barreiras, Catu, Uibaí e Brasília, bem como a determinação de prisão temporária de duas desembargadoras do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, a prisão preventiva do operador de um juiz, além do afastamento do cargo e função de todos os servidores públicos envolvidos nestas fases.

A decisão foi expedida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça Og Fernandes, relator.

Afastamento das funções

Segundo relatos da imprensa, foram afastados das funções a ex-chefe do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) Ediene Lousado e Maurício Barbosa, secretário da Segurança Pública da Bahia (SSP Bahia).

A procuradora de Justiça Ediene Lousado foi indicada como conselheira Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), mas ainda não teve o nome aprovado pelo Senado Federal. Segundo fontes, ela teria, em tese, articulado ações para blindar investigações no âmbito do MPBA sobre conflito fundiário envolvendo as terras da antiga Fazenda São José, em Formosa do Rio Preto, oeste da Bahia.

Leia +

Operação Faroeste: MPF e PF cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão na Bahia; Entre os alvos estão magistrados, integrante do MPBA, secretário estadual, servidores e advogados

STJ determina suspensão da aposentadoria de Ilona Márcia Reis; Desembargadora do TJBA foi presa durante a deflagração da 6ª e 7ª fases da Operação Faroeste

MPF requer a manutenção das prisões preventivas das desembargadoras do TJBA Ilona Reis e Lígia Cunha; Magistradas foram presas durante 6ª e 7ª fases da Operação Faroeste

CNJ aposenta desembargadora do TJBA Lígia Ramos Cunha por conduta incompatível com a magistratura; O julgamento é decorrente da 6ª e 7ª Fases da Operação Faroeste


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



2 responses to “Polícia Federal deflagra 6ª e 7ª fases da Operação Faroeste; 36 mandados são cumpridos; Ex-chefe do MPBA e secretário estadual são afastados das funções”


Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading