Nesta terça-feira (18/03/2025), durante sessão ordinária realizada no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Ivana Bastos foi oficialmente empossada como presidente da Casa, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo em 190 anos de história do Parlamento baiano. A cerimônia marcou o fim de sua interinidade, após a leitura do termo de posse pelo deputado Samuel Junior (União), sob presidência da sessão conduzida pelo deputado Marquinho Viana (PV).
A parlamentar, que foi eleita em 02 de fevereiro para a primeira vice-presidência, assumiu interinamente a presidência após o afastamento do então presidente Adolfo Menezes (PSD), por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Com a efetivação de sua posse, Ivana Bastos consolida a mudança histórica na composição do comando da ALBA.
Compromisso com os 62 parlamentares e valorização institucional
Durante seu discurso, Ivana Bastos ressaltou que atuará em nome dos 62 deputados e deputadas, comprometendo-se a defender os interesses maiores do povo baiano. “Fiz questão de assinar o termo de posse no Plenário, porque quero dividir essa posse com cada um dos parlamentares desta Casa”, afirmou.
A nova presidente também agradeceu ao ex-presidente Adolfo Menezes por não recorrer judicialmente da decisão do STF, contribuindo para a pacificação institucional, e destacou o gesto do deputado Rosemberg Pinto (PT), que retirou sua candidatura à vice-presidência para apoiar sua eleição ao cargo. “Devo muito ao seu espírito de grupo, ao abrir mão de um desejo pessoal em nome da coletividade”, declarou.
Reajuste salarial para professores da rede estadual é aprovado
Ainda na sessão de terça-feira, os parlamentares aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 25.706/2025, de autoria do Executivo estadual, que estabelece um reajuste de 6,27% para os professores da rede estadual de ensino. O novo piso salarial será de R$ 4.965,24 a partir de maio, valor 2% acima do mínimo nacional definido pelo Ministério da Educação (MEC).
A medida, segundo Ivana Bastos, representa um reconhecimento à categoria e consolida o acordo entre o Governo da Bahia e a APLB-Sindicato.
“Podemos ter divergências ideológicas, mas nesta Casa prevalecem os interesses maiores do nosso povo”, afirmou.
Aumento de cargos comissionados na Casa Civil também é aprovado
Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 25.685/2025, que amplia em 63 o número de cargos comissionados na Casa Civil do Governo do Estado. A proposta, encaminhada pelo Executivo, visa fortalecer a estrutura administrativa do governo, segundo justificativas apresentadas pelos líderes da base governista durante a votação.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




