Estudo do Mapa da Violência 2012, a Bahia lidera número de crimes contra jovens e negros no Brasil

No estudo do Mapa da Violência 2012, realizado pelo Instituto Sangari, divulgado na última quarta-feira (14/12/2011), a Bahia se destacou com dados alarmantes. Em números absolutos e proporcionais , o estado lidera o ranking nacional de homicídios cometidos contra jovens, na faixa etária de 15 e 24 anos, tem três das dez cidades brasileiras mais violentas e possui o maior número de crimes cometidos contra negros.

No que se refere à vitimização juvenil, somente em 2010, foram contabilizados 2.215 crimes. Esse índice corresponde a um taxa de 84.2 casos a cada 100 mil habitantes. Entre 2000 e 2010, foram registrados 13.859 homicídios contra jovens, entre 15 e 24 anos, representando um crescimento total de 43,2%.

“Pelos dados atuais de todo o Brasil, a vitimização juvenil no país continua crescendo, sendo claro indicador da insuficiência de políticas de enfrentamento que consigam reverter o quadro atual. Em vários estados, os homicídios jovens triplicam ou mais os homicídios não-jovens: Bahia, Amapá, Alagoas, Espírito Santo e Distrito Federal, são indicativos da complexidade e profundidade dos problemas que enfrentam com a sua juventude”, pontuou Julio Waiselfisz, autor do Mapa da Violência 2012.

Quando o critério observado é o racial, o levantamento mostra uma diferença enorme entre o número de homicídios cometidos contra a população negra em relação a população branca. No ano passado, foram cometidos 337 crimes contra a população branca e 4.659 contra negros. Com esse resultado, em números absolutas, a Bahia ocupa a primeira posição no ranking nacional de homicídios contra negros, ficando à frente de Pernambuco (2.919), São Paulo (2.304) e do Rio de Janeiro (2.638).

“A tendência geral desde 2002 é a queda no número absoluto de homicídios na população branca e de aumento nos números da população negra. O nordeste adquire destaque pelos seus elevados índices de vitimização negra”, afirma Julio. Em termos proporcionas, entretanto, a lista passa a ser encabeçada por Alagoas – são 84.9 de crimes contra negros a cada 100 mil habitantes. A Bahia fica em oitavo lugar com 42.2 casos para o grupo de 100 mil pessoas. “Alagoas, Espírito Santo, Paraíba, Pará, Distrito Federal e Pernambuco encabeçam a lista de homicídios negros, todos eles com taxas acima de 50 homicídios cada 100 mil negros”, considera Júlio.

Cidades baianas entre as mais violentas 

Três das dez cidades mais violentas do país estão na Bahia. Segundo o Mapa, Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, mesmo sendo a quinta maior economia do estado, ocupa a primeira posição. Com uma população de cerca de 116 mil pessoas, a taxa de homicídios gira em torno de 146,4 casos a cada 100 mil habitantes.

Entre as 10 primeiras colocações, também estão as cidades de Porto Seguro e de Itabuna, ocupando respectivamente a 5ª e a 8ª posição no ranking. Nos últimos dez anos, a Bahia registrou 34.098 homicídios. Enquanto que no ano 2000 este número foi de 1.223 casos, no ano de 2010 foram contabilizados 5.288 crimes, o que representa um aumento de cerca de 332,4%. Em números absolutos, a Bahia ocupou no ano passado a primeira posição no Nordeste e a segunda no Brasil, perdendo apenas para São Paulo (5.745 casos).

A violência em Salvador 

Nos últimos dez anos, em Salvador, a taxa de homicídios subiu 371%. Com os dados preliminares de 2010, a capital baiana é a primeira do Nordeste e a segunda capital brasileira em número absoluto de homicídios, perdendo apenas para o Rio de Janeiro, que registrou 1.535. Ainda neste ano, a taxa de homicídio em Salvador ficou em 55,5%, o que a coloca na 5ª posição do Nordeste.

Em 10 anos, a cidade saiu da 25ª posição nacional e passou a ocupar o 7º lugar em relação à taxa de homicídio. A primeira posição é de Maceió, com 109,9 homicídios em 100 mil habitantes.

Jovens são presos com maconha e mais de R$ 1500 reais 

Na manhã desta quinta-feira (15/12/2011), foram presos Adailton Braga Almeida, 19 anos, juntamente com um menor de 17 anos, moradores do bairro Baraúnas, em Feira de Santana.Segundo os policiais militares, eles foram flagrados no mesmo bairro onde residem com 15 trouxinhas de maconha, uma balança de precisão, um aparelho celular além da quantia de R$ 1.540 reais, proveniente da venda de drogas.

Os acusados de tráfico foram encaminhados para o plantão central do Complexo Policial Investigador Bandeira.

Polícia Civil desmonta comércio ilegal de munição 

Após uma denúncia anônima, agentes do Serviço de Investigação (SI) da Delegacia Territorial (DT) de Serrinha, sob o comando do delegado Daniel Fiúza Tuy, apreenderam na tarde desta quarta-feira (14/12/2011) munições, cartuchos e farto material que provavelmente seriam utilizados para a fabricação de munições.

Segundo informações da Polícia Civil, o material foi encontrado em um armazém, localizado na Rua Almeida Couto, no centro de Serrinha.

No total foram apreendidas 200 munições para revolver calibre 22; 50 para espingarda calibre 32; 10 para calibre 38; 25 cartuchos para espingarda calibre 24; 25 cartuchos para espingarda calibre 32; 30 cartuchos para espingarda calibre 36; 14 cartuchos calibre 16; 20 cartuchos calibre 20; 30 caixas de espoleta; 50 estojos de metal para espingarda calibres variados; 80 vasos de pólvora; e 50 kg de chumbo.

O proprietário do estabelecimento foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos. Ainda de acordo com a polícia, outros estabelecimentos foram vistoriados, porém nada foi encontrado.

PF apreende mercadorias que abasteceriam comércio em Feira de Santana 

A Polícia Federal realizou na manhã desta quinta-feira (15/12/2011), em Feira de Santana, busca e apreensão de mercadorias importadas que abasteceriam o “Feiraguai”. A operação denominada ” Feira Chinesa” cumpre cinco mandados expedidos pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária de Feira em locais utilizados como depósitos de mercadorias contrabandeadas. Segundo a PF, a operação visa combater o contrabando e descaminho de mercadorias importadas na cidade. Participam da ação conta cerca de 80 policiais federais e 20 auditores da Receita Federal. Os responsáveis pelas mercadorias responderão pelo crime de contrabando, falsificação e violação de direito autoral.

De acordo com o delegado regional contra crime organizado na Bahia, Marcelo Werner, o objetivo é combater o crime de descaminho e contrabando por meio de apreensão de mercadorias que estão sendo vendidas sem nota fiscal.Werner informou, ainda, que não existia mandado de prisão, mas caso alguém fosse identificado como dono das mercadorias seria indiciado por violação de direitos autorais, com pena prevista de 1 a 4 anos, e falsificação, com pena de 2 a 4 anos, além de multa.

Um comerciante chinês foi abordado, identificado e liberado. Ninguém foi preso porque os depósitos vistoriados estavam vazios ou ninguém foi identificado como dono das mercadorias, informou o delegado.

Participaram da operação 80 policiais federais e 20 auditores fiscais, que apreenderam tênis, confecções, eletro eletrônicos, cigarros, CDs e DVDs.

Troca de tiros deixa dois feridos no Bom Viver 

Dois jovens foram baleados nesta quarta-feira(14/12/2011) em uma troca de tiros ocorrida no Conjunto Bom Viver, região do bairro George Américo, em Feira de Santana. João Ataíde de Lima Filho, de 24 anos, e Gilmário dos Santos Lima, 23, foram atingidos nos braços, na barriga e nas pernas.

As vítimas foram socorridas para o Hospital Clériston Andrade (HGCA), onde estão internadas. Na emergência da unidade hospitalar os jovens não informaram o nome dos autores dos tiros. Não há informações sobre o estado de saúde de João Ataíde e Gilmário, que moram no bairro Campo Limpo.

Outras duas tentativas de morte foram registradas HGCA, nas últimas horas:

Tomba – Antônio Carlos Cerqueira, de 49 anos, foi vítima de várias facadas nos fundos do Sesc, no bairro Tomba. Os golpes atingiram o peito, abdômen e perna esquerda de Antonio Carlos. Ele reside na Rua Vespasiano, bairro Sítio Matias e não revelou o nome do agressor.

Rua Nova – Clícia Borges da Silva, de 26 anos, residente na Rua Itororó, bairro Rua Nova, recebeu vários tiros disparados por dois homens de moto. A vítima também não informou detalhes sobre o fato.

*Com informações do Blog Central de Polícia

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141873 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário