Salvador: Cemitério Parque Jardim da Saudade divulga programação cultural e religiosa para o Dia de Finados

Fachada do Cemitério Parque Jardim da Saudade.
Fachada do Cemitério Parque Jardim da Saudade.
Fachada do Cemitério Parque Jardim da Saudade.
Fachada do Cemitério Parque Jardim da Saudade.

A programação de Dia de Finados do Cemitério Parque Jardim da Saudade será de muitas celebrações à memória daqueles que partiram. As tradicionais visitas e orações serão acompanhadas de apresentações musicais, palestras e homenagens, além de missas. “O 2 de novembro é carregado de saudades e o nosso desejo é compartilhar esse sentimento, expandir as vibrações de paz e amor, e estimular as boas lembranças dos entes queridos”, declara a gerente geral do cemitério-parque, Bárbara Bembem.

A manhã de Finados começa com música do Quarteto de Cordas Caribé, depois missa, mais música e palestra sobre ‘As cinco fases do luto’ e Programação Neurolinguística (PNL) com Rodrigo Muccini, especialista em PNL, certificado por The Society of NeuroLinguist Programming, by Richard Bandler, e Bárbara Bembem, que tem especialização em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto, no palco principal.

A missa campal com o Bispo Dom Estevam dos Santos, às 9:30 horas, será acompanhada pelo Quarteto de Cordas Caribé e Shalom. A benção final terá chuva de pétalas, jogada de um helicóptero, sobre os presentes. Haverá apresentação do Coral das Crianças do Maestro Keiler Rêgo com o Quarteto de Cordas Caribé, que continuará animando os visitantes, juntamente com o Quarteto de Vozes.

“O Jardim da Saudade quer tornar essa data menos dolorosa e mais amorosa, despertando nos familiares e amigos as melhores recordações”, comenta Ricardo Guedes, presidente da Instituição do Abrigo do Salvador, entidade apoiada pelo cemitério-parque. Ele lembra que, nos países budistas como a Tailândia, os mortos são homenageados com procissões, música e até desfiles de máscaras. “No México, as celebrações são alegres e coloridas, pois os mexicanos acreditam que as almas visitam seus familiares no Dia de Finados. Já no Japão, o costume é fazer uma oferenda de arroz e algas para alimentar os espíritos”.

No período da tarde, dentro da proposta de tornar o dia menos melancólico e de pacificar os corações, às 14 horas, haverá novamente a palestra ‘As cinco fases do luto’ e PNL. E das 15 às 16 horas haverá uma revoada de balões e mais música com o Quarteto de vozes e Quarteto de Cordas Caribé. Fechando a programação, o Padre Luiz Carlos Fagundes Araújo celebra a missa campal, às 16 horas, acompanhado pelo Quarteto de Cordas Caribé e coral Homens de Bem.

Sobre o Jardim da Saudade

Um dos maiores cemitérios do Brasil, com 152 mil m² de área verde, o Cemitério Parque Jardim da Saudade é administrado pela entidade filantrópica Abrigo do Salvador e possui uma das melhores infraestrutura e qualidade de serviços da Bahia, 24 horas. O equipamento possui, além de jazigos, crematório, columbário (onde estão guardadas as urnas com as cinzas mortuárias), capelas, ossuário, floricultura e salão cerimonial com 100 lugares. Foi pioneiro no Nordeste a ter crematório próprio e, atualmente está com dois fornos, atendendo à Bahia e outros Estados. O Jardim da Saudade é a marca mais lembrada pelos baianos na sua categoria, vencedor da 22ª edição do Prêmio Top of Mind 2017, e destaca-se ainda pelo trabalho social do Abrigo do Salvador, que acolhe mais de 200 idosos residentes, oferecendo assistência social, médica, nutricional e lazer.

Confira a programação completa:

7 horas – Apresentação do Quarteto de Cordas Caribé, no Crematório;

Das 7:30 às 8:30 horas – Missa com o Padre Júlio Cesar Mello Almo, diretor geral dos Padres Joseleitos, acompanhado com o Quarteto de Cordas Caribé e Shalom, no Crematório.

Das 8:30 às 9:30 horas – Palestra sobre ‘As 5 fases do luto’ e Programação Neurolinguística (PNL) com o renomado Dr. Rodrigo Muccini, especialista em PNL, certificado por The Society of NeuroLinguist Programming by Richard Bandler e a gerente geral do Cemitério Parque Jardim da Saudade Bárbara Bembem com especialização em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto, no palco principal;

Das 9:30 às 10:30 horas – Missa Campal com o Bispo Dom Estevam dos Santos, acompanhado pelo Quarteto de Cordas Caribé e Shalom;

Das 10:30 às 11 horas – Benção final sob chuva de pétalas e apresentação do Coral das Crianças do Maestro Keiler Rêgo, acompanhado pelo Quarteto de Cordas Caribé;

Das 11 às 12 horas – Apresentação do Quarteto de Vozes e Quarteto de Cordas Caribé, no palco principal;

Das 14 às 14:30 horas – Palestra sobre ‘As 5 fases do luto’ e Programação Neurolinguística (PNL) com renomado Dr. Rodrigo Muccini Especialista em PNL, certificado por The Society of NeuroLinguist Programming by Richard Bandler e a gerente geral do Cemitério Parque Jardim da Saudade Bárbara Bembem com especialização em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto, no palco principal;

Das 15 às 16 horas – Revoada de balões com a apresentação do Quarteto de Vozes e Quarteto de Cordas Caribé;

Das 16 às 17 horas – Missa Campal com o Padre Luiz Carlos Fagundes Araújo, acompanhado com o Quarteto de Cordas Caribé.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141523 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.