Plenária em Irecê projeta pré-candidatura de Jaques Wagner ao governo da Bahia em 2022

Pré-candidatura de Jaques Wagner ao governo da Bahia em 2022 é defendida por aliados e partidários.
Pré-candidatura de Jaques Wagner ao governo da Bahia em 2022 é defendida por aliados e partidários.

Cinco secretários estaduais, dois deputados federais, diversos prefeitos e mais de 300 pessoas conectadas pelas redes sociais e aplicativo Zoom pararam tudo na manhã deste sábado (05/06/2021) para ouvir o senador Jaques Wagner. Ele foi a figura mais esperada e aplaudida da plenária virtual do mandato do deputado estadual Jacó (PT) no Território de Irecê, e aproveitou para mandar recados à base e fazer uma rápida análise da conjuntura política local e nacional.

Participaram os secretários estaduais Luis Caetano (Serin), Nelson Pellegrino (Sedur), Carlos Martins (SJDHSP), Julieta Palmeira (SPM) e Josias Gomes (SDR); os deputados federais Joseildo Ramos (PT) e Bacelar (Podemos); a prefeita Moema Gramacho (Lauro de Freitas) e os prefeitos Elmo Vaz (Irecê), Tacinho Mendes (Jussara), Marcio Messias (Lapão), Tonho de Napo (Barra do Mendes), Professor Renato (Central); o superintendente da Sutrag/SDR-BA Yulo Oiticica; a coordenadora executiva da CDA/SDR-BA, Camila Batista; o chefe de gabinete do deputado Jacó, Ivan Alex; ex-prefeitos, secretários municipais, vereadores e lideranças de centrais sindicais e movimentos sociais.

“Nossa ideia é fazer uma leitura da nossa realidade, da situação crítica e desafiadora que passamos. Para isso precisamos de força para pavimentar a solução política e colocar a Bahia no caminho que está e o Brasil no rumo certo com Lula. Até chegar lá temos que aumentar a pressão social sobre a vacina, cobrar o auxílio, emprego, cobrar desse governo o mínimo necessário. Irecê é um território com força social e política muito grande. Nossa intenção é que a Bahia possa engrenar de vez, e isso vai culminar com a eleição de Lula e Wagner em 2022”, disse o deputado estadual Jacó.

Wagner iniciou sua fala solidarizando-se com as famílias e os milhares de brasileiros enlutados pelo drama da Covid-19, ao tempo em que comemorou a chegada de mais vacinas ao País, uma delas a Sputnik V, aprovada em reunião ontem da Anvisa. “Se não chegam em maior número é por causa da ineficiência de um governo – que ele nem cita o nome – que não se preocupa com as pessoas”. Ex-ministro da Defesa, Jaques Wagner não poupou críticas a Bolsonaro e suas políticas de desestatização e destruição de políticas sociais, e também se disse preocupado com o momento institucional. “A carestia que havia saído do vocabulário popular voltou, a fome voltou. Com 70 anos, a situação do Brasil hoje é a mais grave que vivi”, lamentou.

Para o ex-governador da Bahia, “é hora de organizar a caminhada de 2022, mas a pauta de conversa com o povo é outra”. O primordial neste momento é garantir emprego e renda, multiplicar a solidariedade para todos os segmentos, indistintamente, e melhorar a comunicação nas redes digitais. “O território do xingamento é o preferido do presidente e dos seus filhos. Não adianta trocar xingamento por xingamento, temos que nos abastecer de argumentos, fortalecer nossa comunicação via redes, fazer grupos de whatsapp”, sugeriu aos ouvintes da plenária.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141476 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.