Dia dos Namorados: Governo Colbert Martins disponibiliza preservativos nas Unidades de Saúde de Feira de Santana

Para obter preservativos, basta comparecer à unidade de saúde e solicitar na recepção.
Para obter preservativos, basta comparecer à unidade de saúde e solicitar na recepção.

No Dia dos Namorados, comemorado nesta segunda-feira (12/06/2023), é importante lembrar que onde há amor, há também proteção. Portanto, o uso de preservativos é necessário, mesmo em relacionamentos monogâmicos, nos quais há apenas um parceiro fixo, alerta a Prefeitura de Feira de Santana.

Além de prevenir a gravidez, o uso de preservativos é eficaz na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Em Feira de Santana, a camisinha é disponibilizada gratuitamente em todas as unidades de saúde da rede municipal.

Para obter preservativos, basta comparecer à unidade de saúde e solicitar na recepção. Além disso, é possível realizar um teste rápido para diagnóstico de ISTs em menos de trinta minutos.

Vanessa Sampaio, coordenadora do Centro Municipal de Referência em IST/HIV/AIDS, alerta que estar em um relacionamento amoroso ou casado não garante uma relação sexual livre de riscos.

“O uso de preservativos é sempre a melhor opção. Alguns infectados podem ter contraído uma IST anteriormente e viver anos sem apresentar sintomas”, ressalta ela.

Além da disponibilização de preservativos, a Secretaria Municipal de Saúde oferece outros métodos de prevenção, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), destinada a populações-chave, como profissionais do sexo que estão expostos diariamente, e a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP), uma medicação que pode ser tomada até 72 horas após uma situação de risco.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141887 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário