Comissão de Defesa da Democracia debate projeto que transforma o ‘domínio de cidades’ em crime hediondo

A Comissão de Defesa da Democracia analisa projeto que tipifica o 'domínio de cidades' como crime hediondo e estabelece o Dia Nacional de Defesa da Democracia.
A Comissão de Defesa da Democracia analisa projeto que tipifica o 'domínio de cidades' como crime hediondo e estabelece o Dia Nacional de Defesa da Democracia.

A Comissão de Defesa da Democracia (CDD) está agendada para se reunir na quarta-feira (06/03/2024), a partir das 14 horas, com uma pauta que inclui a discussão do PL 5.365/2020. Este projeto visa classificar os chamados “domínio de cidades” e “intimidação violenta” como crimes no Código Penal, além de adicionar o primeiro à lista de crimes hediondos. O objetivo é enquadrar grupos armados que realizam grandes assaltos de forma coordenada, frequentemente com roubo a agências bancárias ou caixas eletrônicos.

O relatório do senador Fabiano Contarato (PT-ES) apoia a proposta da Câmara, comparando o “domínio de cidades” ao “novo cangaço” e destacando sua gravidade. Ele propõe penas de 15 a 30 anos de reclusão para esse crime. Contudo, ele se opõe ao PL 610/2022, que busca transformar o “novo cangaço” em ato de terrorismo, argumentando que tal medida descaracterizaria o crime ao não exigir motivações específicas previstas em lei.

Além disso, a pauta inclui o PL 6.103/2023, que propõe estabelecer o Dia Nacional de Defesa da Democracia, em memória ao jornalista Vladimir Herzog, e o PL 745/2022, que especifica o uso de reconhecimento facial no Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas. Ambos os projetos serão debatidos e votados, seguindo os trâmites das comissões pertinentes.

*Com informações da Agência Senado.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141891 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário