Governador Jerônimo Rodrigues assina acordo para implantação do primeiro CCBB do Norte-Nordeste na Bahia

Governador Jerônimo Rodrigues e presidenta do BB, Tarciana Medeiros, assinam protocolo para a implantação do CCBB no Palácio da Aclamação, em Salvador.
Governador Jerônimo Rodrigues e presidenta do BB, Tarciana Medeiros, assinam protocolo para a implantação do CCBB no Palácio da Aclamação, em Salvador.

A Bahia está prestes a receber a primeira sede do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) no Norte-Nordeste. O protocolo de intenções foi assinado nesta sexta-feira (22/03/2024) pelo governador Jerônimo Rodrigues e pela presidenta do Banco do Brasil (BB), Tarciana Medeiros, no Palácio da Aclamação, em Salvador. O documento, que entra em vigor imediatamente, estabelece um prazo de 180 dias para implementação das medidas acordadas.

Jerônimo Rodrigues ressaltou que o Estado se comprometerá com investimentos em manutenção, construção e restauro do Palácio, garantindo a preservação da arquitetura original, conforme exigências dos órgãos de preservação histórica.

“Destaco aqui o zelo da presidenta do BB por escolher o arquiteto que sempre vem fazendo o trabalho com o CCBB e que tem uma característica muito forte, que é de deixar a história mantida e trazer uma construção nova, sempre com arranjo combinado com o que já existe”, explicou o governador.

A presidente do BB destacou a parceria entre os governos estadual e federal como fundamental para a instalação do equipamento na Bahia.

 “Vale a gente ressaltar essa parceria histórica. A partir do diálogo aberto desde o primeiro dia da minha posse, quando o presidente Lula me deu posse, e eu e a ministra Margareth assinamos o edital da Cultura, o senador Jacques Wagner e o governador Jerônimo já trouxeram esse anseio de um Centro Cultural do Banco do Brasil, na Bahia”, pontuou A presidenta.

A implantação do CCBB na região Norte-Nordeste, sendo o quinto do país, é resultado de uma parceria entre os governos estadual e federal e o BB. O Palácio da Aclamação foi cedido para sediar o CCBB e passará por adequações, com obras de reforma, ampliação e modernização a cargo do Governo do Estado. Um anexo será construído para atender às necessidades e programação da unidade.

O Centro Cultural será um importante polo de investimento cultural no estado, promovendo a integração de diversas expressões artísticas e valorizando a cultura baiana. A escolha de Salvador para sediar o novo CCBB foi embasada em critérios como identidade e pluralidade cultural, fortalecendo o circuito cultural da região, que já conta com diversos equipamentos culturais.

Os Centros Culturais, como o CCBB, abrigam uma variedade de projetos e atividades culturais acessíveis à sociedade, promovendo a dinamização artística e cultural das cidades onde estão inseridos. A instalação do CCBB em Salvador reforça o corredor cultural da região, contribuindo para a valorização do Centro Histórico e fortalecendo a cultura local.

O Palácio da Aclamação, localizado no bairro do Campo Grande, foi escolhido para abrigar o CCBB devido à sua importância histórica e arquitetônica. O espaço, que já serviu como residência dos Governadores da Bahia e atualmente é um museu, será revitalizado para receber o novo centro cultural, proporcionando mais uma opção de lazer e conhecimento para os baianos e visitantes.

Imagem da maquete CCBB do Norte-Nordeste na Bahia.
Imagem da maquete CCBB do Norte-Nordeste na Bahia.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10956 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário